Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/09/2018

Após três meses, empregos voltam a ter saldos positivos

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
Apesar do resultado geral positivo em Penápolis, a construção civil ainda foi negativa na geração de empregos

DA REPORTAGEM

Após três meses consecutivos com a geração de empregos negativa, Penápolis voltou a registrar saldo positivo de empregos no mês de agosto. Os dados foram confirmados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, ligado ao Ministério do Trabalho. 
De acordo com o levantamento, em agosto, Penápolis teve um saldo positivo de 124 novas vagas de trabalho criadas. O número mostra o início de uma recuperação depois de três meses em que a cidade não conseguia bom desempenho. Segundo o Caged, neste mês de agosto foram 502 admissões realizadas na cidade com carteira assinada. As baixas em carteira somaram 378, gerando um resultado positivo. O Caged revelou, através de seu levantamento, que o setor que mais contratou neste ano foi o do alimentador de linha de produção, que obteve um saldo positivo de 43 novas vagas.
O seguindo setor que mais contratou em agosto foi o do embalador a mão, com 25 vagas. O setor obteve um crescimento considerável depois que a cidade de Penápolis teve a inauguração de um novo supermercado e a reinauguração de outra rede, que ampliou seu atendimento. O setor do vendedor do comércio varejista obteve a terceira melhor geração de empregos neste mês de agosto, com 15 novas vagas criadas. 
A geração positiva também tem influência de outros setores, que somadas as vagas geradas, também podem ter impacto direto do crescimento do setor supermercadista na cidade. Penápolis teve vagas de empregos de açougueiro, atendente de lojas e mercados, operador de caixa, operador de inspeção de qualidade, entre outras. 

Negativos
Apesar de mostrar sinais na recuperação, a geração de emprego em Penápolis também teve seus setores que não tiveram bom desempenho em agosto e fecharam o mês com saldos negativos. Neste caso, a construção civil acabou sendo um dos setores que mais tiveram prejuízos, pintor de obras e servente fecharam 13 postos de trabalho.
Já o do assistente administrativo também fechou agosto no vermelho com prejuízo de nove vagas amenos. O setor do frentista também refletiu a crise financeira e fechou seis vagas de emprego no mês passado.  

Brasil
O emprego apresentou novamente crescimento no Brasil. O mês de agosto fechou com +110.431 novas vagas no mercado formal, um acréscimo de +0,29% em relação ao mês anterior. Esse desempenho foi resultado de 1.353.422 admissões e de 1.242.991 desligamentos. Com isso, o estoque de empregos no país também aumentou e chegou a 38.436.882 vínculos.
O saldo de janeiro a agosto teve um acréscimo de +568.551 vagas, um crescimento de +1,50%. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de +356.852 postos, uma variação de +0,94%. Houve crescimento em sete dos oito setores econômicos, sendo que o principal destaque foi na área dos Serviços, responsável por +66.256 novos postos, mais da metade das vagas abertas em agosto no país. O segundo melhor desempenho do mês foi o do Comércio, que fechou agosto com saldo de +17.859 vagas, abertas principalmente no subsetor do Comércio Varejista. O terceiro melhor saldo de agosto foi na Indústria de Transformação, que teve criação de +15.764 postos.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade