Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/09/2013

Após oito anos, escolas municipais farão a prova do Saresp em 2013

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Prefeito Célio de Oliveira (sentado) assina adesão do município ao Saresp

O prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, assinou na manhã de ontem, 26, o convênio com a Secretaria de Estado da Educação para que os alunos da rede municipal de ensino participem do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) a partir deste ano. A assinatura do convênio aconteceu no gabinete do prefeito, na companhia do secretário municipal de Educação, José Carlos Pansonato Alves, o professor Zequinha; da dirigente regional de Ensino, Sueli Aparecida Silva Bonfietti e da diretora do Centro de Informações Educacionais, Maria Rosângela Garcia Melo.

Há pelo menos oito anos as escolas da rede municipal de ensino não participavam do Saresp e ao assumir a administração municipal, o prefeito Célio de Oliveira e o secretário Zequinha fizeram questão de incluir as escolas municipais no sistema de avaliação do Estado de São Paulo. "Consideramos um erro as escolas municipais ficarem tantos anos sem participar do Saresp. Vamos manter a aplicação da Prova Brasil, que é elaborada a nível nacional, mas também vamos incluir o Saresp na rede municipal. Precisamos de outros parâmetros para avaliar nossas escolas e nossos alunos", afirmou o secretário de Educação, Zequinha Pansonato.

De acordo com o ele, a atual administração entende que participar apenas da Prova Brasil é muito restrito, pois é uma única avaliação para todo o país. "Precisamos também de outros parâmetros e o Saresp oferece uma avaliação que considera as características locais, do Estado de São Paulo", explicou o secretário.

Para a dirigente de ensino, Sueli Bonfietti, a adesão de Penápolis ao Saresp foi uma grande conquista. "Penápolis era o único município integrante da Diretoria Regional de Ensino, cujas escolas municipais não participavam do Saresp. Devido ao empenho do prefeito Célio de Oliveira e do secretário Zequinha, foi assinado o convênio com a Secretaria de Estado da Educação e agora, todos os oito municípios da região vão participar do Saresp 2013", disse a dirigente de ensino.

 

Avaliação

O Saresp tem como finalidade produzir informações comparáveis sobre a situação da escolaridade básica na rede pública de ensino paulista. As provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de novembro de 2013, em todas as escolas municipais de Ensino Fundamental, para os alunos dos 2º, 3º e 5º Anos.

Os resultados da avaliação do Saresp em Língua Portuguesa (Linguagens) e em Matemática são passíveis de comparação com a avaliação nacional (Prova Brasil) e aos resultados do próprio Saresp ano após ano.

Dessa maneira, as informações fornecidas pelo Saresp permitem identificar o nível de aprendizagem dos alunos de cada escola nos anos/séries e habilidades avaliadas, bem como acompanhar a evolução da qualidade da educação ao longo dos anos.

 

Queda no Ideb

Na Prova Brasil, por exemplo, é gerado o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o município de Penápolis teve uma queda no índice na última avaliação. Em 2009, Penápolis teve índice de 5.8 (quando a meta era 5.1), porém, em 2011, o Ideb caiu para 5.5, apenas atingindo a meta esperada.

Para o secretário de Educação, o professor Zequinha, a queda do Ideb indica a necessidade de haver mudanças na rede municipal. "E é isso que estamos fazendo para melhorar a qualidade de ensino de nossas crianças. Este ano vamos aplicar a avaliação do Saresp para obter resultados mais condizentes com nossa realidade local e em 2014, implantaremos o sistema Sesi de Ensino em todas as escolas municipais", concluiu o secretário. Secom – PMP

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade