Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/11/2020

Ao vivo: Cia Alternativa apresenta "Cabaret Brecht" dia 01 de dezembro

Imagem/Cia Alternativa – T.F.
Detalhes Notícia
Cena de “Cabaret Brecht”, novo trabalho da Cia Alternativa, contemplado pela lei de emergência cultural

DA REDAÇÃO

Após quase oito meses de pausa nos trabalhos presenciais por conta da pandemia, a Cia Alternativa de Teatro, de Penápolis, retomou os ensaios para a realização de seu mais novo trabalho: “Cabaret Brecht – dificuldade em dizer a verdade”. O projeto foi selecionado pelo edital municipal de Artes Cênicas da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc e será apresentado ao vivo na próxima terça-feira, 01 de dezembro, a partir das 20h30. 
Como contrapartida social, a live de “Cabaret Brecht” será disponibilizada ao público através do canal do YouTube da Prefeitura Municipal de Penápolis. Basta acessar o canal e acompanhar a apresentação ao vivo no dia 01, a partir das 20h30. O público poderá interagir com mensagens no chat durante a live. A classificação é 16 anos. 
“Cabaret Brecht - dificuldade em dizer a verdade” é um exercício cênico musical criado pela Cia Alternativa de Teatro, baseado nas músicas e textos do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, autor que inspira o grupo penapolense. 
De acordo com o ator e um dos fundadores da Cia, Rodrigo Santiago, o projeto surgiu após a reflexão do grupo sobre o teatro e o papel do artista em meio ao caos que se tornou o ano de 2020. “Buscamos referência na dramaturgia de Brecht para criar uma obra que venha refletir as questões sociais, morais e sanitárias que perpassam o Brasil no meio de uma das maiores crises da humanidade pós-Segunda Guerra Mundial”, comentou. 

Brasil pandêmico
“Cabaret Brencht” conta com um ator, uma atriz e três músicos em cena. No meio de uma pandemia que colocou de joelhos todo o sistema político, econômico e social do país, eles recriam o universo de Brecht por meio de um cabaré. Em uma sala de ensaio, os artistas passam por músicas, poemas e trechos de peças do dramaturgo alemão que parecem ter sido escritas para o Brasil pandêmico.
A temática do processo criativo partiu do ensaio “Cinco dificuldades no escrever a verdade”, escrito por Brecht em 1934, que reflete sobre o avanço do nazifascismo na Europa. “Essa temática nos interessou porque vivemos em uma era de fake news e enquanto artistas, temos o dever de alertar sobre a dificuldade de comunicar os fatos e refletir sobre eles em uma sociedade moldada em mentiras convenientes, moralidades flexíveis e de hipocrisia tão descarada”, disparou Santiago.  

Projetos Virtuais
Durante todo o período de isolamento social, a Cia Alternativa de Teatro se manteve ativa em ensaios remotos e realização de outros projetos virtuais, como as “Conversas Isoladas”, que contou com 10 edições - de maio a julho de 2020 - e participações especiais de atores, diretores e professores de teatro reconhecidos nacionalmente. 
Em agosto, a Cia Alternativa foi convidada pelo Sesc-Birigui a participar da oficina virtual “Partilhas e Experimentos Teatrais em Isolamento”, com orientação de Tiche Vianna e Ésio Magalhães, do grupo Barracão de Teatro. 
Vale destacar que para os ensaios presenciais e live de “Cabaret Brecht”, a Cia Alternativa adota todo o protocolo de prevenção do coronavírus, inclusive reduziu pela metade o número de artistas do grupo que participam deste exercício cênico. 

Ficha Técnica: 
Elenco: Rodrigo Santiago e Vitória Oliveira / Músicos: Ricardo Ferreira, Mariana Leme e Tadeu Ferreira / Direção Musical: Tadeu Ferreira / Dramaturgia e Direção: Rodrigo Santiago / Assistente de Direção: Thaísa Fernanda / Figurino e Cenografia: Cia Alternativa / Iluminação: Rodrigo Santiago / Assessoria de Imprensa: Thaísa Fernanda / Produção Geral: Rodrigo Santiago / Produção Executiva: Vitória Oliveira e Ricardo Ferreira / Assistente de Produção: Mariana Leme / Operação de luz: Thaísa Fernanda.

(Com Assessoria de Imprensa – Thaísa Fernanda)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade