
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
12/01/2012
Antiga Estação Ferroviária receberá espaço cultural

O prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos, acompanhado do vereador Zeca Monteiro, visitaram na semana passada a antiga Estação Ferroviária, hoje ocupada por uma distribuidora de cal. O local em breve deverá abrigar a “Estação Penápolis – Espaço de Memória, Cultura e Arte”, projeto elaborado pelo próprio prefeito João Luís.
A Administração Municipal já apresentou à Secretaria do Patrimônio da União os documentos necessários para ter a posse e a gestão da antiga Estação Ferroviária Afonso Penna, símbolo da história e do desenvolvimento de Penápolis e região.
Durante a recente visita, o prefeito anunciou que a empresa adquiriu um novo local para sua instalação e deve desocupar a área dentro de aproximadamente 45 dias.
“Desde 2005, quando assumimos a Administração Municipal, temos reiterado pedidos para a posse e gestão do local. O nosso objetivo é resgatar a Estação Ferroviária como parte da história da municipalidade”, destacou o prefeito, explicando que o o Governo Federal tem facilitando a transferência da Estação e de outros patrimônios da União por meio do Programa Nacional de Destinação do Patrimônio da Extinta Rede Federal para apoio ao Desenvolvimento Local.
O vereador Zeca Monteiro, um dos incentivadores da ideia de que a estação se transforme em um centro cultural, acredita que a prefeitura tem melhores condições de preservar e utilizar esse patrimônio da União, que pertence à história e à cultura da cidade.
“Com a saída da empresa, tenho a certeza de que esse patrimônio, à disposição da Prefeitura, vai projetar um grande centro para o desenvolvimento de ações culturais”, destacou o vereador Zeca, que na condição de vice prefeito no primeiro mandato do prefeito João Luís, trabalhou para que esse projeto se concretizasse.
Esse pleito de Penápolis ganhou força ao longo dos anos em função da extinção da RFF (Rede Ferroviária Federal) que deixou as áreas e imóveis em Penápolis enquadrados como não operacionais.
“Como a intenção da Administração é preservar o patrimônio histórico com ações e projetos de inclusão cultural e essas propostas vêm ao encontro das expectativas do próprio Governo Federal, acreditamos que vamos implantar um grande projeto no local,” enfatizou.
Secom – PMP
CIDADE E REGIÃO
Paróquias de Penápolis celebram o novo Papa dos católicos
CIDADE E REGIÃO
Unidades: pedido defende reabertura de ecopontos aos domingos
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.