Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/04/2008

Aniversário: Sindicato Rural de Penápolis: 40 anos ao lado do produtor rural

Detalhes Notícia

O Sindicato Rural de Penápolis foi fundado em 30 de abril de 1968. Em todos estes anos de atuação ganhou credibilidade do produtor rural de toda sua extensão de base. Com 317 associados é hoje o mais reconhecido e organizado sindicato do Estado de São Paulo.
Foi fundado por Antonio José dos Reis, Danilo Biondi, Dr. Carlos Eduardo Figueiredo, Dr. Dirceu Gastão dos Santos Peters, Ricardo Rodrigues Castilho, Jorge Dib, José Higino Marques, Nilton Martins Gualda, e Edson João Geraissate. Seu primeiro presidente foi Major Danilo Biondi.
Os demais na seqüência foram Jordano Anhesine, Antonio José Reis, Nilton Martins Gualda, estes já falecidos, Jurandyr Soberline dos Reis e o atual Dr. João Antonio Castilho, que teve seu primeiro mandato em 1993, tendo sido reeleito pela sexta vez consecutiva em 2008.
Segundo o ex-deputado estadual e um dos fundadores do SIRP, Ricardo Rodrigues Castilho (PV), o sindicato nasceu da necessidade de se agrupar a classe produtora de Penápolis e micro-região em um momento político histórico do Brasil bastante tumultuado, em plena Ditadura Militar.
“Estávamos em um governo de exceção em que os direitos e garantias individuais estavam praticamente suprimidos. Havia ainda uma onda bastante acentuada de insatisfação entre os trabalhadores e pequenos proprietários. Naquela ocasião começaram as primeiras invasões de terras”, diz Castilho.
Lembra que se reuniram alguns proprietários rurais e empresários e formaram o Sindicato Rural que no momento de ditadura teve ampla atuação em defesa da classe. “Eu não cheguei a ser da diretoria, já como advogado e associado contribui na redação do estatuto e na área jurídica aos associados até 1976.”
Castilho diz que com o final da repressão houve mudanças na legislação e a Faesp passou a destinar recursos para o sindicato, foi quando ele desabrochou. “Hoje, sem nenhuma falsa modéstia, é um dos melhores do Estado de São Paulo. A grande conquista foi a conscientização do proprietário rural que era preciso se organizar para seus direitos e deveres.”
Cita ainda o trabalho das diretorias que sempre tiveram uma participação efetiva na política nas três esferas governamentais. Frisa serem pessoas conscientes, com boa formação intelectual e moral e que realmente se preocupam com o destino de Penápolis e Brasil e formação cultural, técnica e política de seus cooperados.

CONQUISTA
Segundo o ex-presidente e associado desde 1977, Jurandyr Sorbelini dos Reis, hoje com 66 anos, o sindicato é uma segunda família, além de um defensor do produtor rural. “Parabenizo a atual diretoria por estar sempre atuante e participativa das discussões da classe.”
Sua maior recordação enquanto presidente foi a conquista da sede própria durante seu mandato de 1990 a 1993. Localizada na avenida Manoel Bento da Cruz, centro de Penápolis, sua construção teve a participação de Amir Gualda Ferlin e Benedito Falheiro, ex-tesoureiro já falecido.
Jurandyr é filho do ex-presidente do SIRP Antonio José dos Reis, falecido em dezembro de 1990. Começou a atuar na diretoria logo em seguida ao mandato do pai. Antes da aquisição da sede própria o SIRP esteve estabelecido em prédios alugados na avenida Cunha Cintra e nas ruas Dr. Mário Sabino e Dr. Ramalho Franco. (Assessoria de Imprensa/SIRP)

Foto: Desde sua fundação em 1968, o SIRP foi adquirir sede própria em 1993

Ampliação de serviços e 10 anos da nova e atual sede

Na gestão do Dr. João Antonio Castilho foi construída a nova sede do SIRP localizada à avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins, 530, centro. A intenção era que estivesse o mais próxima ao Marco Zero da cidade. O projeto dotado com auditório foi feito pelo engenheiro civil Gilberto Bilche Girotto.
O prédio antigo foi vendido e adquirido outro em maio de 1997. Foi um ano de construção até sua inauguração. Grande parte dos custos foi custeada com recursos da Contribuição Sindical Rural. Foi necessário diminuir o quadro de funcionários fazer poupança para a proposta de reestruturação.
O primeiro curso oferecido pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que já proporcionou cursos de capacitação e formação profissional em convênio com a FAESP (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo) há mais de 4 mil pessoas, entre produtores e trabalhadores rurais, de Manejo do Gado Leiteiro, com Luiz Roberto Paludeto, foi realizado em 1994.
Realizou-se também a FENAPEN (Feira Agroindustrial de Penápolis) nos anos 2001 2002, trazendo grandes shows e negócios para o município e região. Foi em seu mandato que ocorreu considerável aumento no número de associados. Em 2005 Dr. João integrou a diretoria da Faesp. “Nosso primeiro objetivo traçado era a construção de nova sede com auditório para eventos em prol a classe associada. Ainda como funcionário, em 1972, eu disse a Jordano Anhesine que tínhamos que estender nossa base para toda a comarca, cujo projeto foi bem sucedido junto a Faesp.” Como presidente, após 17 anos contribuindo enquanto funcionário, com exceção de Benone Soares de Queiroz e Isanoel Martins Rodrigues, já falecidos, e de todos da diretoria, ressalta o importante trabalho do tesoureiro Antonio Carlos Betio e Renato Martins de Andrade, Delegado Representante junto a Faesp.
“Gostaria de esclarecer aos menos desavisados e que não produzem nada para Penápolis, que a única coisa que ganho me dedicando ao Sindicato Rural, é carinho, apoio e compreensão dos associados. Ninguém da diretoria possui salário; estamos aqui por idealismo, com a vontade de servir a nossa classe produtora e comunidade.”

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade