Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/11/2015

Anatel divulga índice de qualidade na telefonia móvel

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O índice sobre a qualidade de conexão com a internet móvel também foi divulgado pela Anatel

DA REPORTAGEM

A Agência Nacional de Telecomunicações divulgou recentemente o resultado do Acompanhamento do Plano de Melhoria do Serviço Móvel Pessoal referente ao ano 2014, sendo entre os meses de janeiro e agosto. O resultado aponta a qualidade de serviços prestados pelas empresas de telefonia móvel em todas as cidades do Brasil, inclusive Penápolis. Isso é possível porque o acompanhamento e avaliação dos resultados ocorreram por meio da coleta de informações realizada pelos fiscais da Anatel em antena de cada município brasileiro.
Segundo a Anatel, o levantamento foi realizado a partir de 2012, quando a agência verificou um decréscimo na qualidade da prestação do serviço de telefonia móvel e decidiu suspender a comercialização de novos chips para as prestadoras que apresentaram o pior desempenho por Unidade da Federação (UF) e impôs às prestadoras Claro, Oi, TIM, Vivo, Algar (CTBC) e Sercomtel a obrigação de apresentação de um plano nacional de ação com medidas capazes de garantir a melhoria na qualidade do serviço.
De acordo com o levantamento apresentado, Penápolis obteve um resultado considerado positivo em relação à prestação de serviços das operadoras. Em relação à taxa de conexão de voz – ligações completadas – a operadora que obteve o melhor desempenho foi a OI, com 99,96%, em média, do total de ligações completadas sobre esta operadora. A Tim obteve 99,73% de ligações completadas, enquanto a Vivo completou 98,23% de suas chamadas. Já a Claro obteve o pior resultado neste quesito, completando 94,90% de suas chamadas. No geral, as operadoras que prestam serviços na cidade completaram 98,20%, em média, as ligações feitas pelos usuários.

Chamadas interrompidas
A Anatel divulgou também o índice de chamadas interrompidas das operadoras que atuam em Penápolis. Neste quesito, a que apresentou o pior resultado entre janeiro e agosto de 2014 foi a Vivo. Do total de chamadas realizadas 1,21% não foram interrompidas por alguma falha da operadora. A Tim deixou de completar 0,91%, enquanto a Claro interrompeu 0,58% das chamadas realizadas por seus clientes. Já a OI foi à operadora que mais deixou seus clientes satisfeitos neste quesito, interrompendo apenas 0,57% das ligações realizadas. No total, a média de chamadas interrompidas foi de 0,81%

Conexão de dados 3G
Além de verificar a taxa de ligações feitas através de telefones celulares em Penápolis, a Anatel verificou também a taxa de conexão de dados 3G, a internet móvel. No mesmo período, a operadora Tim apresentou a melhor conectividade 3G, com 99,82%. A Claro vem em segundo lugar com 99,78% de conexão através de seus usuários e a Vivo apresentou índice de 99,05%. Ao contrário da qualidade apresentada sobre as chamadas de voz, a OI obteve o pior resultado sobre conexão 3G, com apenas 98,90% das conexões realizadas com sucesso. Em média, 99,38% das conexões de internet móvel foram bem sucedidas.

Falha de conexão
Do mesmo modo, a Anatel apresentou ainda os dados estatísticos sobre as conexões de dados interrompidas, as quedas de conexão com a internet 3G. A operadora que menos conseguiu se manter estável em relação à internet móvel foi a Claro, sendo que do total de conexões realizadas, 4,93% foram interrompidas de forma inesperada. A Tim teve queda de 2,18% de suas conexões, enquanto a Vivo apresentou índice de 1,85%. A operadora que mais conseguiu manter suas conexões de internet móvel ativa foi a OI, com taxa de interrupção de apenas 0,63%. Sobre as quatro operadoras atuantes na cidade, 10,59% das conexões com a internet foram interrompidas por algum motivo. Durante esta semana, a reportagem do DIÁRIO DE PENÁPOLIS, tentou contato com as operadoras de telefonia móveis citadas no levantamento da Anatel, mas nenhuma empresa se manifestou.

Brasil
Segundo informou ainda a Anatel, a Agência concluiu que houve cumprimento parcial dos compromissos assumidos nos Planos de Melhoria das prestadoras Claro, Oi, TIM, Vivo, Algar (CTBC) e Sercomtel e determinou a instauração de Procedimentos para Apuração de Descumprimento de Obrigações, que podem resultar em penalidades para essas prestadoras. Em relação à avaliação dos indicadores de qualidade - acesso e queda das redes de voz e dados - o cumprimento foi de 93,1% pela Claro; 86,1% pela Tim; 83,5% pela Vivo; 78,1% pela Oi; 69,4% pela CTBC e 37,5% pela Sercomtel. Em relação ao número total de reclamações registradas na Anatel, houve uma redução de 9%. As reclamações relativas às redes registraram decréscimo de 25%. De 2012 a 2014, as empresas reportaram a realização de investimentos de 33 bilhões de reais nas redes móveis, especialmente em infraestrutura de acesso, núcleo e transporte. Além da abertura de Procedimentos para Apuração de Descumprimento de Obrigações, a Anatel determinou a todas as operadoras da telefonia móvel, incluindo a Nextel, que melhorem seus indicadores de qualidade de rede em todos os municípios brasileiros. O acompanhamento dessa determinação ocorrerá por meio do Monitoramento de Redes. (Rafael Machi – Com informações da Anatel)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade