Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/08/2007

Ameaça: Autoclave acumula uma tonelada de lixo infectante

O vereador Cláudio Tiradentes e a o presidente da Câmara, Ivan Sammarco, estiveram na tarde de ontem no local onde funciona o forno autoclave para esterilização do lixo infectante de Penápolis e de mais cinco cidades: Bilac, José Bonifácio, Buritama, Barbosa e Glicério e puderam constatar o caos ainda reinante no local, com o acúmulo de cerca de uma tonelada de lixo altamente infectante.

O presidente da Câmara, que é biomédico e dono de laboratório de análises, ficou chocado com o que viu. “O que está ocorrendo aqui representa um risco enorme para a saúde destas pessoas que operam a autoclave e também para toda a população”, disse Ivan.

Placentas em avançado estado de decomposição e demais materiais orgânicos putrefados atraiam moscas e geravam um cheiro insuportável. “Aqui há risco de contaminação até pelo ar que estamos respirando. A tuberculose e o botulismo, por exemplo, se transmitem pelas vias aéreas, além da hepatite B e outras doenças cuja contaminação pode se dar só pelo contágio com este material, que virou um verdadeiro caldo de cultura bacteriana”, explicou Ivan.

Quebrada desde o dia 02 deste mês, a autoclave somente foi consertada na segunda, dia 13, só que agora o equipamento não dá conta de processar o acúmulo do lixo, com a agravante que o material em estado mais avançado de decomposição está na parte de baixo, fato que agrava a situação. O vereador Cláudio Tiradentes já acionou a Cetesb para que alguma providencia possa ser tomada a fim de evitar um surto de várias doenças se espalhando pela cidade em função da inépcia do DAEP em resolver esta grave crise de saúde pública. (A/I)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade