Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/09/2015

Ambulâncias: Transporte para outras cidades chega a 130 pessoas por dia

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O encarregado do setor de ambulâncias, Franklin Cordeiro, diz que muitas melhorias ocorreram e o atendimento foi humanizado

DA REPORTAGEM

Um serviço prestado pela Prefeitura Municipal de Penápolis tem crescido consideravelmente nos últimos anos entre a população penapolense. Com uma procura cada vez maior, a Central de Ambulâncias do município tem ampliado seus atendimentos com sede própria e transporte de pessoas que necessitam de atendimento médico em diversas cidades do estado. Para se ter uma ideia da dimensão do serviço prestado, a Central de Ambulância conta com uma equipe de 19 motoristas e 14 veículos entre ambulâncias, carros e vans. Conta ainda com a prestação de serviços de duas empresas de transportes terceirizadas que ajudam a realizar o atendimento diário de mais de 130 pessoas que buscam atendimento ambulatorial em outras cidades.
O responsável pela organização técnica deste trabalho é o encarregado do setor de transportes de pacientes do SUS, Franklin Cordeiro Rodrigues, que assumiu os serviços em janeiro de 2013. Segundo ele, a união de funcionários e motoristas foi fundamental, para alcançar os bons resultados obtidos hoje. “Tivemos alguns problemas estruturais quando assumi o serviço, mas a determinação de todos os envolvidos trouxe mais dignidade no atendimento aos pacientes”, comentou. Quando assumiu, Franklin conta que tinha um pequeno espaço físico no interior da prefeitura para atender todas as pessoas que procuravam pelo serviço. “O espaço era ruim e o agendamento de viagens tinha que ser feito pessoalmente, o que obrigava pessoas debilitadas a irem à fila de atendimento e permanecerem no local, o que era ruim para elas e para nós, que sabíamos da dificuldade em relação a isso e sempre trabalhamos na expectativa de melhorias no setor”, explicou. Com a necessidade de um novo espaço, a prefeitura investiu em um antigo depósito no interior do recinto de exposições da cidade. O local foi limpo e se tornou um grande estacionamento para os veículos oficiais da saúde. “Antes eles ficavam ao ar livre, no estacionamento da prefeitura, sofrendo as ações do tempo. Agora, possuímos um local adequado para as ambulâncias, e para os motoristas também deixarem seus veículos em um lugar seguro quando viajam”, disse.
Não somente as ambulâncias foram beneficiadas, mas também as pessoas que buscam atendimento. O local, além de reformado, foi ampliado, sendo construídas salas de atendimento e uma recepção adequada com cadeiras, água e banheiros. Muitos dos trabalhos foram executados pelos próprios funcionários do setor. “A união dos motoristas foi fundamental neste processo. Todos contribuíram para esta nova sede, que hoje oferece muito mais dignidade no atendimento, pois nós temos amor por este serviço que beneficia muita gente que necessita”, enfatizou. 

Tecnologia
A tecnologia também faz parte da Central de Ambulância. Os agendamentos que eram feitos de forma manual em um livro de anotações, passou a ser digitalizado e com o cadastro de cada paciente transportado. “Por conta de ser tudo manual, demorava-se bastante para o agendamento e, principalmente para a organização das viagens. Hoje temos todas estas informações digitalizadas, o que facilita o atendimento e organização de cada paciente em sua respectiva viajem”, explicou. Com o cadastro feito sobre cada paciente a Central de Ambulância passou a ter o registro de destino de todos os atendidos. “Desta forma, basta que o paciente entre em contato por telefone para comunicar o dia da viagem e horário da consulta. Com seu nome já temos a informação do destino do paciente, local onde ele será recolhido e o tipo de transporte necessário para ele, atendendo suas necessidades de locomoção”, completou. 

Dificuldades
Apesar dos benefícios conquistados até o momento, Franklin não esconde as dificuldades que possui em relação à manutenção das ambulâncias e demais veículos que possui hoje na frota. São 14 veículos distribuídos em viagens que vão desde cidade na região, como Araçatuba e Promissão, até viagens que duram mais de seis horas como para São Paulo. “São muitas pessoas para cidades diferentes, então para que isso seja organizado de forma correta é necessário um grande trabalho de logística, garantindo com que todas as viagens, seja concluídas de forma rápida e segura”, comentou. Entretanto, tantas viagens como estas exigem muitos dos veículos, que sofrem grandes desgastes. Em apenas um ano, uma ambulância chega a rodar cerca de 300 mil quilômetros. Por conta disso, a manutenção também precisa estar sempre em ordem. Diversas peças são substituídas semanalmente nos veículos para que haja a garantia da segurança através da reposição de peças gastas com as longas viagens. Imprevistos também acontecem com os veículos. É caso de duas ambulâncias que pararam de circular por conta de acidentes em estradas. Uma delas é a que vitimou fatalmente o motorista Francisco Cândido de Paula Filho, em agosto deste ano. Do veículo aproveitaram-se apenas algumas peças. 
A outra ambulância envolvida em acidente, este com menor gravidade, aguarda orçamentos de funilarias para pintura de sua lateral, pois ela havia se chocado contra um guardrail. “Quando uma ambulância deixa de rodar temporariamente temos que procurar meios de não deixar o serviço parar. Desta forma procuramos veículos de outros setores da prefeitura para que nos auxiliem afinal os pacientes não podem deixar de receber o atendimento”, explicou. “Recentemente recebemos alguns veículos novos como ambulâncias e vans, mas ainda insuficiente para cobrir nossas necessidades, já que dependemos de compras feitas através de emendas parlamentares. Enquanto isso, vamos realizando nosso trabalho com esforço e dedicação, o que nos deixa muito contentes e satisfeitos com o trabalho prestado para a população”, finalizou Franklin. 
Para os que necessitam do serviço da Central de Ambulâncias, o horário de atendimento para agendamento é de segunda à sexta-feira das 08h00 às 12h00 e pode ser feito através dos telefones 3652-7909 ou 3653-6495.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade