Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/11/2008

Amanhã tem Esquadrilha da Fumaça no Tenentão

Detalhes Notícia

Continuando com as festividades do centenário de Penápolis a Prefeitura Municipal convida a população a prestigiar neste sábado, dia 29, a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea “Esquadrilha da Fumaça”. O evento será no Estádio Municipal Tenente Carriço a partir das 16h com entrada franca. Durante a apresentação sete aeronaves percorrerão o céu de Penápolis por cerca de 40 minutos, executando diversas evoluções.  A vinda da Esquadrilha da Fumaça à cidade se deu por intermédio da Prefeitura, que há dois anos efetuou o primeiro contato visando a apresentação; foi na mesma época em que a administração municipal trouxe a Banda Marcial de Fuzileiros Navais para comemoração do centenário.

De acordo com o prefeito João Luís dos Santos, naquela ocasião a Esquadrilha não pôde participar, porém agora virá à região para fazer demonstrações em Penápolis e Araçatuba. A última vez que a Esquadrilha da Fumaça esteve em Penápolis foi em 1986, na inauguração do Aeroclube da cidade.

 

Como surgiu

Em 14 de Maio de 1952, após um intenso treinamento nos intervalos de almoço e nas folgas da instrução de vôo de um seleto grupo de instrutores, o Comandante da Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, decidiu apresentá-los publicamente, quando da realização de uma cerimônia cívico-militar que seria assistida por uma delegação de Oficiais estrangeiros. Acontecia então, naquela data, o primeiro vôo, era o nascimento da Esquadrilha da Fumaça. Os Tenentes Domenech, Fraga, Collomer e Martins, com o objetivo de incentivar os Cadetes e de mostrar que poderiam confiar em seus instrutores e aviões, decolavam e executavam inúmeras manobras de precisão. Naquela época, quem comandava a divisão de instrução era o Tenente-Coronel Délio Jardim de Mattos, um fanático por acrobacias aéreas. Entre uma demonstração e outra, viu-se a necessidade de proporcionar ao público assistente uma melhor noção das manobras executadas. Foi então que em 1953, após uma série de experiências, colocou-se o tanque de óleo, exclusivo para a produção da fumaça, no compartimento de bagagem do avião T-6: houve a decolagem e escreve- se FAB em letras enormes sobre a praia de Copacabana. Naquele momento foi introduzido o dispositivo que, ao sair pelo escapamento, desenhava no céu aquelas manobras. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade