Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/10/2019

Alunos são premiados com medalhas da OBMEP

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Os alunos Hyan e Júlia são de Penápolis e foram premiados com medalhas de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática

DA REPORTAGEM

A Diretoria de Ensino de Penápolis realizou na última quinta-feira (03), a Cerimônia de Premiação da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) de 2018. O evento ocorreu na sede da Diretoria e premiou dois alunos do ensino fundamental que se destacaram durante as Olimpíadas do ano passado. Hyan Marques Neves Tuzi, 16 anos, aluno da EE Professora Yone Dias de Aguiar, e Júlia Santana Vasques,13 anos, aluna da EE Professora Ester Eunice de Oliveira, foram premiados com medalhas de bronze em virtude dos bons resultados alcançados durante a competição.
A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Em 2018 foram mais de 18 milhões de alunos participantes. 
Entre todos os medalhistas pelo Brasil, 22 são alunos das escolas estaduais da região de Araçatuba. O quadro da região somou uma medalha de ouro, três de prata e 18 de bronze.
Para Hyan, participar da OBMEP e ser um dos medalhistas é motivo de muito orgulho. “São muitos alunos concorrendo por isso, ter a oportunidade de se destacar entre eles e receber uma medalha como esta é algo muito importante para mim, trata-se do reconhecimento de meu esforço e dedicação aos estudos”, comentou o estudante. 
Da mesma forma aconteceu com a aluna Júlia que participou de todas as fases da OBMEP em 2018, “quando vi meu nome entre os medalhistas fiquei muito emocionada, já havia participado de uma edição anterior, mas não tinha passado para a segunda fase. Conseguir uma medalha no ano seguinte representa a superação de meus próprios limites”, enfatizou a estudante.

Cursos
Além das medalhas, os vencedores têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). E para estudantes medalhistas que pretendem cursar o ensino superior ainda é oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME). Por meio do programa, alunos podem participar de estudos avançados em matemática simultaneamente com sua graduação. Em ambas as modalidades, os alunos contemplados recebem um auxílio financeiro, com uma bolsa mensal do CNPq.

Avanços
Para o dirigente regional de ensino de Penápolis, Professor Lucinei Aparecido Euzébio, o fato da Diretoria ter dois alunos premiados com medalhas e outros 20 certificados com Menções Honrosas, representa os avanços que a DE vem alcançando, oferecendo ensino de qualidade. “Este é nosso objetivo, promovermos uma educação que consiga desenvolver entre os alunos as competências necessárias para sua atuação na sociedade”, comentou.
Ele destacou ainda que a Diretoria vem promovendo a chamada “educação integral” do aluno. “É Quando o aluno vem sendo preparado integralmente para atuar, seja na sociedade, para prosseguir nos estudos e atuar no mercado de trabalho”, ressaltou ele. 
A OBMEP, segundo o dirigente, é uma ótima oportunidade para que os alunos possam mostrar e desenvolver suas competências. “É um grande desafio para todos os alunos, principalmente por seu grande número de participantes. Esta é a oportunidade que o aluno tem para mostrar suas competências, seja dentro desta área bem como emocional, já que se trata de uma olimpíada que exige grande dedicação. Estes dois alunos medalhistas causam orgulho para todos nós”, finalizou. 

Objetivos
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem diversos objetivos entre seus participantes, como o de estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso ao material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas;  incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional. Além disso, a OBMEP visa ainda contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas, além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
O público-alvo da OBMEP é composto por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade