Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/02/2016

Alunos produzem paródia de programa jornalístico e alertam sobre o Aedes

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Apresentador do “Harume Repórter”, programa criado pelos alunos

Em mais uma atividade do Projeto Mini Astros, desenvolvido nas aulas de teatro da Escola Municipal Integral “Profª. Harume Kubota da Silva”, estudantes produziram um vídeo para alertar sobre a proliferação e hábitos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, como o zika vírus e a febre chikungunya.
O vídeo de aproximadamente 6,5 minutos é uma paródia do programa jornalístico “Globo Repórter”. Nele, os alunos desempenham os papéis de apresentador, repórter, moradores contaminados pela dengue (Sr. Prudêncio e Dona Cautelosa) e até mesmo o mosquito Aedes, é entrevistado para explicar a sua “versão da história”. O vídeo está disponível para visualização no Youtube - “Todos Contra a Dengue” - e na página do Facebook – “Mini Astros”.
De acordo com o professor de teatro, Tony Carlos, os alunos quiseram fazer algo diferente para chamar atenção dos colegas e familiares.
“Todo mundo sabe os cuidados que precisam tomar para evitar a proliferação do mosquito Aedes, mas muita gente ainda não cuida do seu quintal, da sua casa. Por isso, as crianças quiseram fazer uma brincadeira com um programa jornalístico, mostrando o outro lado da história, a versão do mosquito Aedes aegypti. É uma brincadeira séria”, disse o professor.
O roteiro do programa foi elaborado juntamente com os alunos, que além de criarem um canal fictício (HKS - TV), também criaram o nome do programa - “Harume Repórter”, propagandas de repelente e créditos finais. Participaram da criação do vídeo os alunos dos 5º Anos A e B, Leandro Naoto de Moraes, Sara Pereira Curpiniani, Guilherme Rodrigo, Ana Laura Pereira de Carvalho, Rafael Gomes Elias e Maria Eduarda Mioti Barreto. A professora da escola, Irene Maria Lima, também colaborou cedendo sua residência para gravar as imagens.  
Todo o processo de criação, roteiro, durou cerca de uma semana e a gravação das imagens e edição do vídeo foram feitas pelo professor de teatro, Tony Carlos, em apenas um dia.
O professor adiantou que já está em andamento o projeto de um segundo vídeo sobre o Aedes, com um programa de televisão chamado “Casos de Vizinhos”, que será uma paródia do programa “Casos de Família”, onde os vizinhos se acusam de não limpar o quintal.

Conscientização
A diretora da escola, Elisangela Aparecida Galante, explica que a conscientização sobre a dengue, zika e chikungunya faz parte das ações de planejamento da escola. “Recebemos uma orientação da Secretaria Municipal de Educação para abordar o assunto com os alunos já na primeira semana de aula. Sendo assim, os professores trabalharam com as crianças em sala de aula sobre os criadouros, doenças, sintomas e o professor de teatro teve a iniciativa de fazer o vídeo com os alunos”, comentou.
Elisangela explica que a escola também tem outros projetos de conscientização, como vistoria realizada pelos alunos na escola, em suas residências e também orientações nas reuniões de pais.
“A escola possui um papel importante de conscientização. Ao abordar o assunto com nossos alunos e seus familiares, conseguimos orientar centenas ou até milhares de pessoas da comunidade”, concluiu a diretora Elisangela Galante.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade