Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/04/2017

Alunos do Projeto Guri visitam a Aldeia Icatu

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Índios da aldeia Icatu, de Braúna, demonstraram um pouco de sua cultura

DA REDAÇÃO

O Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – promoveu um intercâmbio cultural entre os alunos do Polo Santópolis do Aguapeí e a tribo indígena Icatu nesta quarta-feira (19) na Aldeia Icatu Kaingang, em Braúna. Os Guris de canto coral, violão e percussão apresentaram clássicos de nomes consagrados da música popular brasileira, como Luiz Gonzaga e Adoniran Barbosa. Em contrapartida, os 170 índios da Aldeia Icatu ensinaram um pouco sobre a cultura local (os anfitriões não dispensam a tecnologia, como grande parte da população nos dias atuais, mas preservam tradições indígenas). Criado em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, o Dia do Índio é comemorado todos os anos no dia 19 de abril. Nesse dia, homenagens e eventos são dedicados à valorização da cultura indígena. Um momento de reflexão sobre a preservação dos índios, o respeito á terra onde vivem e suas manifestações culturais.

Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade