Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/01/2014

Alunos do Estado retornam amanhã às salas de aula

Rafael Machi
Detalhes Notícia
A escola Luiz Chrisóstomo foi inaugurada em 1º de novembro de 1923 e foi tombada como Patrimônio Histórico Cultural

DA REPORTAGEM

 

Quase 10 mil alunos da Rede Estadual de Ensino devem retornar às aulas amanhã em toda a área da Diretoria da Região de Penápolis, que abrange Penápolis e comarca. Em 2014, o calendário escolar da Rede Estadual será especial, em função da Copa do Mundo, mantendo os 200 dias letivos. As aulas começam amanhã, 27 de janeiro e as férias do meio do ano foram antecipadas para ocorrer entre 12 de junho e 11 de julho, período da realização dos jogos. O término das aulas deve se manter inalterado, previsto para a segunda quinzena de dezembro. Segundo a Dirigente Regional de Ensino, a professora Sueli Silva Bonfietti, mesmo com as mudanças que estão sendo feitas no calendário escolar por causa dos jogos, os estudantes não estão sofrendo prejuízos. "A reorganização do calendário mantém a garantia dos 200 dias letivos previstos em lei, sem nenhum prejuízo curricular ou pedagógico aos estudantes", afirmou. Penápolis possui hoje quase 5 mil alunos matriculados na Rede Estadual de Ensino. Somente o EJA possui 170 alunos. A escola com o maior número de matrículas é a EE Luiza Maria Bernardes Nory, no Jardim Eldorado, com mais de 1 mil alunos. Segundo a Dirigente, todas as escolas estão sendo preparadas para receberam os alunos nesta semana, inclusive com materiais a serem usados durante as aulas. "Todas as Diretorias de Ensino e Escolas Estaduais receberam subsídios que nortearão o diagnóstico inicial e a condução das atividades para o início do ano letivo. Estes documentos serão retomados em março, no Planejamento Escolar", informou. Para Sueli, receber os alunos para mais um ano letivo é algo muito importante. "Durante todo o tempo a DE estuda, junto à direção das escolas e professores, meios de melhorar cada vez mais a qualidade de ensino. Com o início das aulas queremos proporcionar aos alunos um ambiente e materiais agradáveis, para que possam se sentir a vontade e assim terem um bom ano letivo", enfatizou.

 

Dicas para o retorno

Além de prestar atenção nas datas, os estudantes precisam organizar o tempo. O corpo humano demora alguns dias para se adaptar às mudanças na rotina. Por isso, especialmente para os alunos que estudam no período matutino, a sugestão é dormir mais cedo, se adaptando ao horário que é preciso acordar para as aulas. Para os pais e responsáveis, a orientação é que eles aproveitem o último fim de semana e, junto com os filhos, organizarem estratégias para participar da vida escolar das crianças e jovens. A participação da família é fundamental para o ensino e a Secretaria de Estado da Educação oferece vários mecanismos, como reuniões de pais e mestres periódicas, boletins escolares bimestrais na versão online e impressa, além de um canal sempre aberto entre direções escolares e família. Por fim, a orientação é para que os alunos não deixem para a última hora a preparação do material, como roupas, cadernos entre outros. A falta de preparo pode provocar atrasos. Todos podem aproveitar o último dia de férias para elaborar um cronograma de estudos para o ano letivo. Uma dica é acessar o Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br) e conhecer os cursos gratuitos, como inglês online e cursinho preparatório para o vestibular, oferecidos pela Secretaria.

 

Reformas

Como parte da preparação para o retorno às aulas, diversas escolas passaram por reformas para receber os alunos em um ambiente diferenciado. Todas as escolas de Penápolis terão retorno normal amanhã, exceto a Luiz Chrisóstomo de Oliveira, que passa por uma grande reforma desde o ano de 2012, quando a unidade escolar foi contemplada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com recurso no valor de R$ 917.851,16. Além dessa reforma, a unidade escolar também passa por um processo de restauração, o que aumenta a complexidade dos trabalhos realizados na unidade. Com isso, no período de 27 a 31 de janeiro, os alunos serão recebidos na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marcos Trench, situada à avenida Minas Gerais, 961, no bairro Vila Fátima. Após este período, os alunos da escola Luiz Chrisóstomo deverão retornar para sua sede, dando prosseguimento normal ao ano letivo. A escola foi inaugurada no dia 1º de novembro de 1923 e ainda passa por uma ampla reforma que contempla telhado, forro e piso. A obra era necessária já que o prédio é muito antigo e necessitava de melhorias emergências, duas salas não eram utilizadas devido à degradação. O prédio foi tombado como Patrimônio Histórico Cultural, não sofrendo nenhuma alteração de características, sendo que tudo foi trocado pelo mesmo modelo e nada foi alterado ou modernizado. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade