Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/07/2014

Alunos do Ceim Cecília Meireles cultivam jardim e horta em pneus

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Educadora auxilia as crianças colherem as verduras na horta

Cada vez mais o Centro de Educação Infantil Municipal – Ceim Cecília Meireles, localizado no Residencial Dois Irmãos, tem chamado a atenção dos pais de alunos e demais pessoas da comunidade que passam em frente à escola e se deparam com muitas cores e flores que enfeitam o jardim. O diferencial dessa escola é que tanto o jardim quanto a horta são cultivados pelos próprios alunos e foram planejados com a utilização de pneus usados. 
De acordo com a diretora da unidade, Simone Vieira Coelho, tanto o Projeto Florir, quanto o Projeto Horta, iniciaram no primeiro semestre de 2013 e desde então tem crescido a quantidade de canteiros e interesse das crianças pelo cultivo. 
Foram feitos jardins com pneus em várias locais da escola, na frente, laterais e ao fundo. “As crianças ajudam a regar as flores, tiram alguns matinhos que crescem nos canteiros. Durante a atividade, as educadoras aproveitam para conversam com os alunos sobre a importância das flores, da natureza, do meio ambiente”, comentou. 
Dentre as espécies de flores cultivadas estão a Torênia, a Mini Érica e Camará. “Escolhemos essas espécies pois são flores bastante coloridas, resistente ao sol e portanto, estão sempre bonitas”, explicou a diretora. 
Além de enfeitar e alegrar a escola, os jardins de pneus também são utilizados em diversas outras atividades com as crianças, como por exemplo, na Hora do Conto, quando familiares vão até a escola para fazer a contação de história aos alunos. 

Horta
A horta do Ceim Cecília Meirelles também é feita com pneus usados e tem grande participação dos alunos. Eles plantam, cuidam, regam, colhem e comem as verduras cultivadas na escola. Na horta de pneus tem dois tipos de alface (crespa e saladinha), rúcula, almeirão, salsinha e cebolinha.  
As educadoras falam sobre a importância de uma alimentação saudável, com bastante verdura e legumes para não ficar doente. Ao colher as verduras, os alunos entregam diretamente para as merendeiras da escola preparar uma refeição bem saborosa e nutritiva. 
“Muitas mães de alunos comentam que seus filhos passaram a comer verdura em casa depois que comeram na escola. Isso porque eles se sentem motivados, interessados em cuidar da horta e comer o alimento plantado e colhido por eles mesmos”, analisou Simone Vieira. 
A diretora parabeniza todos os alunos que participam dos dois projetos e também agradece o empenho dos funcionários da escola que colaboram no jardim e na horta de pneus. Atualmente o Ceim Cecília Meireles atende 103 crianças de quatro meses a 3 anos e 11 meses.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade