Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/04/2014

Alunos do CEEJA ganham oportunidade nos estudos

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Professora explica matéria a aluno do CEEJA para que ele faça as atividades propostas

DA REPORTAGEM

Poder voltar aos estudos e ter a chance de melhorar de vida é o sonho de muita gente que precisou sair ainda novo da escola para trabalhar ou por outros motivos. Ter o diploma de Ensino Médio concluído pode fazer diferença para aqueles que buscam melhores oportunidades na vida ou simplesmente sentir a emoção de ter os concluídos os estudos. Com o objetivo de dar oportunidade a estas pessoas, Penápolis já conta com os serviços do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) de Penápolis. 
O modelo é voltado aos estudantes maiores de 18 anos que querem voltar a estudar ou por não terem tido acesso à escolarização na idade certa ou por terem interrompido os estudos. No ato da matrícula, o aluno recebe o material de ensino e é orientado a criar um plano de estudos. Sempre que sentir necessidade, pode recorrer ao CEEJA para tirar dúvidas presenciais com professores que ficam à disposição na unidade e ainda tem a possibilidade de marcar as provas de cada disciplina, conforme data em que for melhor para ele. Este atendimento é feito de forma individualizada e com hora marcada. Segundo a diretora do CEEJA Penápolis, Eloísa Vitalli, o atendimento individualizado é uma forma de motivar o aluno a estudar com a devida orientação. “A motivação começa com o agendamento do horário, assim, quando o aluno chega na escola o professor já está esperando com todo o material necessário, além disso, o aluno conta com o mesmo professor para determinada matéria, o que o ajuda na hora de tirar dúvidas e seja trabalhado de forma adequada”, comentou. O CEEJA Penápolis é uma novidade na região, a unidade, além dos alunos da cidade, tem também de Avanhandava, Alto alegre, Luiziânia, Bilac, Piacatu, Clementina, Gabriel Monteiro, Promissão, Braúna, Barbosa, Birigui, Araçatuba e Glicério. “Oferecemos professores em todas as matérias do ensino regular, assim o aluno realiza as atividades em casa e conta com orientações na escola sempre que necessário e em seguida realiza provas para que ele possa obter suas médias e assim concluir o curso conforme sua evolução”, explicou.  

Realização de sonhos
O CEEJA está sendo considerado uma oportunidade para a realização de sonhos para os alunos que retornam aos estudos e também para professores e diretores da entidade, que podem contribuir com este projeto. A aluna Lenice  Pereira dos Santos Becuzzi, 54 anos, é um desses exemplos. Determinada a terminar seus estudos, ela participa de aulas com os professores todas as quintas-feiras. Após enfrentar uma longa jornada de trabalho na roça, na plantação de quiabo, vem de Piacatu a Penápolis cursar a disciplina de química. “Estou gostando muito. Fiquei 30 anos fora da escola, voltei e fiz o fundamental. Depois de cinco anos surgiu à oportunidade para fazer o ensino médio. Tirei 8,5, na prova de hoje”, comemora.
“A proximidade com o professor é uma das coisas que mais nos motivam”, conta Roseli dos Santos Pereira, de 24 anos. A jovem, que trabalha como auxiliar de produção, cursa o módulo de língua portuguesa da 3ª série do ensino médio e tem muitos projetos para o futuro. “Não é fácil, muitas vezes chego em casa tarde e nem vejo meu filho. Mas acredito que me abrirá portas, quero cursar  administração ou pedagogia. Vou estudar pra valer”, explicou. Esta alegria também é sentida pelos próprios diretores da escola. Eloísa descreve o momento e os passos iniciais. “Foi um desafio muito grande para mim. Além de não conhecer a equipe ainda tinha a dificuldade do prédio. Era um projeto desconhecido para todos, muito diferente de nossa experiência de vida, como um mergulho no escuro. Então a equipe se uniu e fomos superando os desafios. A escola está linda, aconchegante, gestores e alunos felizes e entrosados”. O vice-diretor da unidade escolar, Antonio Bernardino Gomes, não poupa palavras para expressar sua alegria com a conquista inicial. “Me sinto muito feliz com os trabalhos realizados pelo CEEJA. Após cinco anos de trabalho na Diretoria de Ensino, vivenciar o contato direto com os alunos dessa modalidade de ensino é algo único. A satisfação com os resultados e também o desempenho dos alunos, que há muito tempo estão afastados dos estudos, estão surpreendendo a todos: professores e equipe gestora”. A escola funciona com salas com atendimento todos os dias. São mais de 550 alunos ativos nos períodos matutino, vespertino e noturno que visam a tão almejada certificação nos ensinos médio e fundamental. 

Estatísticas
Um levantamento feito pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo com 70 mil alunos matriculados nos CEEJAs identificou que essas unidades com carga horária de aulas flexível favorecem o retorno das mulheres às salas de aula. Do total pesquisado, seis em cada dez (60%) são do sexo feminino. A pesquisa mostra ainda que a maioria dos participantes – homens e mulheres - tem tripla jornada (trabalho, filhos e estudo), já que além de estudar 43% estão com emprego formal (19% informal) e 44% têm de um a dois filhos. Outros dados do levantamento mostram que 34% estavam afastados das escolas havia 11 anos antes da matrícula nos CEEJAs e 13% pararam de estudar por causa dos filhos. Já as novas oportunidades que surgem com os estudos foi o motivo do retorno para 27% dos entrevistados. Balanço da Secretaria mostra que, em média, nove jovens e adultos por hora conquistaram diplomas no Ensino Fundamental e Médio após voltarem a estudar na rede estadual paulista de SP. Os dados são de 2013 e referentes aos formados tanto nos CEEJAs quanto nas salas regulares de Jovens e Adultos (81,3 mil formados no ano passado). 

(Rafael Machi – com Carla Jorge e Kátia Morelli)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade