Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/11/2012

Alunos do 3º e 4º Anos fazem processo de avaliação municipal

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Alunos da Emef Elza Nadai, no Jardim Pevi, fizeram nesta semana a Avaliação do Ensino Fundamental Municipal

A Secretaria Municipal de Educação elaborou um novo processo de avaliação para os alunos dos 3º e 4º Anos do Ensino Fundamental. A prova é composta por questões de das áreas do conhecimento da Língua Portuguesa e Matemática e foi elaborada pela equipe gestora da Secretaria de Educação.

A avaliação será aplicada em todas as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e CEUs (Centros de Educação Unificada) no período de 06 a 14 de novembro, cabendo a cada escola escolher a melhor data de acordo com o cronograma das atividades.

Segundo a chefe de serviço do Ensino Fundamental, Adriana Lacava Rufatto Soliani, desde 2005 as professoras da rede municipal já faziam avaliação diagnóstica com suas classes, porém, agora a avaliação é unificada. "Todos as escolas vão aplicar a mesma prova para os alunos no mesmo período. Dessa forma fica mais fácil avaliar o aprendizado de cada aluno, o desempenho do professor e o rendimento por escola", disse a chefe de serviço.

Conforme explicou a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Maísa da Silva Gomes, a avaliação aplicada aos alunos dos 3º e 4º Anos é composta de questões que abrangem conteúdos fundamentais que os professores precisam trabalhar em cada série e que os alunos devem ter aprendido. "Essa prova oferece subsídio para que a escola e Conselho de Classe decida sobre a promoção ou retenção do aluno no final do ciclo", esclareceu. "Mais importante que o resultado da avaliação dos alunos é a reflexão que vai nortear o professor com relação ao seu trabalho em sala de aula, que pode ser aprimorado no próximo ano", completou a coordenadora pedagógica.

O processo de correção das provas acontecerá de 20 a 22 de novembro e será feito pelas próprias coordenadoras e diretoras das unidades.

 

Elaboração

O processo de avaliação municipal foi elaborado pelas professoras Ana Paula Carvalho Brambila, Gisele Teixeira Mendes, Kátia Scardovelli Munhoz Rodrigues, Maisa da Silva Gomes, Márcia Sorroche da Rocha, Maria Sílvia Marqui Guilherme, Mariana Oliva Braz, Neire Scheib Piromalli, Priscila Rodrigues Torres, Tatiane Correa Tosati e Vera Aparecida do Prado Lopes. E auxílio dos consultores: Adriana Lacava Ruffato Soliani, Isabel Cristina Canhameiro Oliveira, Larissa Helyne Bassan, Lia Maura Camilo Bezerra e Neira Maria Pereira Pinheiro. Além da elaboração da prova, essa equipe também propôs os critérios de aplicação, correção e interpretação dos resultados.

 

Diagnóstico completo

A chefe de serviço Adriana Lacava lembrou que desde 2005 a Secretaria de Educação tem aplicado as avaliações externas, como a Prova Brasil e a Provinha Brasil do Ministério da Educação e o Saresp, do Governo do Estado de São Paulo.

A Provinha Brasil é aplicada em duas etapas aos alnos do 2º Ano do Ensino Fundamental: uma no início e outra no final do ano; o que permite avaliar o rendimento da criança ao longo do ano e sugerir atividades aos professores para os alunos com dificuldade. Já a Prova Brasil é aplicado aos alunos do 5º Anos do ensino fundamental, apenas no final do ano. Portanto, os alunos do 4º Ano que estão fazendo o processo de avaliação do município são os mesmos que irão fazer a Prova Brasil no próximo ano.

"Vale destacar que a Secretaria de Educação vai entregar para a próxima gestão um diagnóstico completo dos alunos da rede municipal dos 2º, 3º e 4º Anos", concluiu a chefe de serviço, Adriana Lacava. Secom – PMP

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade