Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/01/2024

Alunos de Medicina da Funepe iniciam estágio na Saúde Básica de Penápolis

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Durante recepção de estágio, os estudantes de Medicina da Funepe puderam conhecer mais sobre o atendimento prestado no Pronto Socorro e as Macros de Penápolis

DA REPORTAGEM

Alguns alunos do curso de Medicina da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) iniciaram nesta terça-feira (23), seus estágios obrigatórios do curso na Macro IV de Saúde em Penápolis e também no Pronto Socorro da cidade. As boas-vindas aos novos estagiários aconteceram durante encontro promovido na Santa Casa de Penápolis, gestora do Pronto Socorro Municipal, com a participação de diretores da Funepe, de alguns integrantes da equipe de Saúde e administração do hospital, médicos participantes do projeto de estágio, vereadores, secretário municipal de Saúde, o médico Luiz Washington Nascimento Filho, prefeito de Penápolis, Caique Rossi, e vice-prefeita, a médica Mirela Fink. Na oportunidade, os alunos presentes foram recebidos pelas equipes e também assistiram uma explanação sobre os atendimentos que são prestados no Pronto Socorro e nas Macros de Saúde de Penápolis. Além do hospital de urgência e emergência, os estagiários também acompanharão os trabalhos médicos prestados na Macro IV, no Jardim Planalto, que está em fase final de reforma e ampliação, recebendo novas salas de atendimento, sala de vacina e uma farmácia para a distribuição de medicamentos para a população atendida pela unidade. 
O presidente da Funepe, Alexandro Gil de Mello, destacou o empenho que a atual gestão vem tendo para que os estudantes de Medicina pudessem iniciar seus estágios em Penápolis. “Desde que assumimos a gestão da Funepe temos dialogado com o Poder Público porque temos a convicção que a Funepe está próxima da comunidade penapolense. A instituição precisa devolver para a comunidade aquilo que recebeu durante todos estes anos de existência”, afirmou o presidente. 
Durante o estágio dos alunos do curso de Medicina, nas Macros e no Pronto Socorro, eles farão o acompanhamento do atendimento prestado pelo profissional médico, podendo levar os casos  para discussão em sala de aula, respeitando os critérios éticos da Medicina. Além disso, os alunos contribuirão com a participação em campanhas de saúde e em outros trabalhos que possam beneficiar a população.
“O internato na Unidade Básica de Saúde é uma das etapas de estágio pela qual os estudantes de medicina precisam passar. Temos a certeza que a participação do estudante contribui muito para o aprimoramento da saúde básica em Penápolis. Sabemos as dificuldades que a saúde possui, por isso, trazendo o conhecimento, as discussões, para contribuir com a saúde pública do nosso município”, acrescentou o presidente da Funepe. 
Por se tratar de um internato na rede básica de saúde, uma das etapas de estágio obrigatória para estudantes de medicina, o internato hospitalar que já é feito pelos alunos na Santa Casa de Jaú, continua através de convênio firmado entre a Funepe e aquela instituição, já que o internato hospitalar exige, por critérios do Ministério da Educação (MEC), que seja feito em um hospital de alta complexidade, com diversas especialidades, e que atenda as exigências técnicas do MEC. 

Saúde Pública
O prefeito de Penápolis, Caique Rossi, comemorou a conquista do estágio dos estudantes de Medicina na saúde pública em Penápolis. “Este é apenas o primeiro passo de muitos que ainda estão por vir. Este fortalecimento com a Funepe passa a acontecer de forma natural com a Saúde Pública de nossa cidade. Vamos oferecer toda a estrutura e o que for necessário para que estes médicos recém-formados, possam permanecer em Penápolis. Desta forma, vamos oxigenar ainda mais a saúde pública, oferecendo atendimento cada vez mais eficiente, mesclando a experiência daqueles que já estão no sistema com aqueles que chegam com novas ideias e vontade de atuação”, afirmou o prefeito. 
Caique Rossi destacou ainda, os investimentos que estão sedo feitos na Saúde e desabafou sobre as críticas que recebia quando os atendimentos de estágio ainda não haviam iniciado em Penápolis. “Somente em 2023, batemos recorde com investimentos de R$ 90 milhões na Saúde de Penápolis. Nosso governo sempre esteve de portas abertas. Travamos uma luta intensa para que este dia tivesse acontecido há mais tempo, pois sempre tivemos o desejo que nossa Saúde básica fosse uma porta de entrada para os alunos de medicina. Sentia dor na alma ao saber que tínhamos um celeiro de profissionais da Saúde, e eles não estarem dentro de nosso município. Isso era inadmissível, mas hoje me sinto muito feliz, o bem é o único caminho que vale a pena, estamos vencendo e assim vamos continuar”, finalizou. 
O secretário de Saúde de Penápolis, Luiz Washington Nascimento Filho, deu as boas-vindas aos alunos e destacou a importância da participação deles no estágio. “Quero dar as boas-vindas a todos vocês, é com muita alegria que, enquanto médico, recebemos vocês para o início deste estágio. Ficamos honrados com esta parceria com a Funepe, e temos a certeza que nossa Saúde só tem a ganhar”, disse.
A vice-prefeita, Mirela Fink, também levou aos alunos frases de motivação. “Também tive a oportunidade de contribui com o curso de Medicina da Funepe. Fico muito feliz e honrada, também enquanto médica, de recebê-los neste momento e peço para que, ao se tornarem especialistas, que se mantenham firmes em Penápolis. A partir de agora teremos ainda mais profissionais atendendo nossa população”, finalizou a vice-prefeita.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade