Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/05/2016

Alunos de enfermagem participam de palestra sobre Saúde Mental

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Palestra sobre Saúde Mental foi realizada em comemoração ao Dia do Enfermeiro

Em comemoração ao Dia Mundial do Enfermeiro, celebrado na última quinta-feira, 12, a Fassp – Faculdade Saúde São Paulo – promoveu uma palestra para seus alunos do curso de Enfermagem, com a enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), Simone Galves, que também é professora da faculdade. A palestra trouxe o tema “A desinstitucionalização da loucura”.
Em sua palestra, a professora e enfermeira Simone Galves abordou os serviços da saúde pública oferecidos para os pacientes com transtornos mentais. “Falamos sobre temas relacionados ao processo de desinstitucionalização da ‘loucura’, bem como a reestruturação do CAPS II, que por determinação do Ministério da Saúde, está voltado ao atendimento a pessoas com transtornos psíquicos graves e/ou história de internação psiquiátrica anterior”, explicou Simone.
A professora também falou sobre a implantação de duas Residências Terapêuticas em Penápolis que estão sob a coordenação da Organização Social “João Marchesi” (Hospital Espírita).
“Ao invés das pessoas ficarem internadas no hospital psiquiátrico, elas passam a viver nessas residências, com todo o atendimento necessário e inclusão na sociedade. Atualmente 20 pessoas residem nessas casas, sendo 10 moradores em cada Residência Terapêutica”, informou.
Além da palestra, a enfermeira Simone Galves exibiu ainda o documentário “A chave da nova casa”, da Fundap (Fundação de Apoio à Pesquisa), que retrata a realidade no convívio das pessoas com transtorno mental na residência terapêutica.  
A professora e enfermeira Simone Galves agradece a oportunidade e o espaço aberto pela Fassp para a atualização e discussão das políticas de saúde mental, determinadas pelo Ministério da Saúde.  “Quero também agradecer todo empenho dos profissionais da atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde, Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde), Caps II e Caps AD (Álcool e Drogas), bem como a equipe do Hospital Espírita, que colaboram nesta mudança e também os alunos pelo interesse e dedicação pela enfermagem”, concluiu a enfermeira Simone Galves.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade