Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/09/2017

Alunos da Unesp conhecem trabalho de preservação do Ribeirão Lajeado

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Os profissionais tiveram palestras para obter mais detalhes sobre os cuidados com o manancial

No último dia 02, alunos e professores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Ilha Solteira (SP) estiveram em Penápolis para conhecer o trabalho de preservação ambiental do Ribeirão Lajeado. A visita faz parte dos estudos do mestrado em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) da universidade.
Os alunos foram recepcionados pelo presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Edson Bilche Girotto, e pelo coordenado do CIRL (Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado), José Raphael Caputo. Para conhecer mais detalhadamente os trabalhos de preservação, os alunos e professores participaram de palestras com profissionais da área.
O engenheiro agrônomo da Prefeitura de Penápolis, Sérgio Eduardo Rodrigues, responsável técnico pelo projeto de Recuperação da Bacia Hidrográfica Ribeirão Lajeado, explicou quais ações foram implantadas para a preservação do manancial. A pedagoga do CEA (Centro de Educação Ambiental), Fernanda Campachi Marin, também expôs sobre o trabalho de educação ambiental desenvolvido pelo Daep.
Os alunos também conheceram o trabalho executado pela ONG Flora Tietê, através do engenheiro florestal, Fernando Alberto Buzetto. O biólogo João Covolan do Sítio Panorama também expôs as técnicas de agrofloresta. 

Mata ciliar
Logo após, os alunos puderam conhecer o trabalho de manejo de solo e recuperação das matas ciliares desenvolvidos pelo Consórcio em parceria com o proprietário rural, Vlademir Ribeiro de Almeida. O agropecuarista foi pioneiro na parceria com o CIRL, mantendo em sua propriedade áreas de matas ciliares maiores do que as previstas pela legislação ambiental. 
Segundo o coordenador do CIRL, José Raphael Caputo, o Carioca, o trabalho executado pelo Consórcio é pioneiro e inédito que investe recursos públicos na preservação ambiental com benefícios de longo prazo. 
“O trabalho desenvolvido pelo Consórcio é reconhecido nacionalmente por realizar parcerias com os produtores rurais em prol da recuperação e preservação da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lajeado visando à continuidade do abastecimento público de Penápolis”, destaca o coordenador.
Ainda segundo o coordenador, os visitantes pretendem voltar para ampliar os conhecimentos em outras áreas. “Não houve tempo para conhecer todo o sistema de saneamento e, por isso, outra visita deve acontecer em breve”, conclui Carioca.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade