Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/05/2008

Alunos da rede municipal fazem a Provinha Brasil

Detalhes Notícia

A Secretaria Municipal de Educação aplicou ontem, 29, a Avaliação da Alfabetização Infantil – Provinha Brasil, em todas as 10 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental). A provinha foi feita por todos os alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental de 9 anos, o que compreende mais de 600 estudantes do município.
Esta nova avaliação, a Provinha Brasil, é mais uma das medidas adotadas pelo MEC (Ministério da Educação) visando um diagnóstico do nível de alfabetização dos alunos, ainda no processo de aprendizagem, permitindo assim correção de possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita.
Em Penápolis, a avaliação foi aplicada no período da manhã, às 8h e à tarde, a partir das 13h30. As provas foram ministradas pelos próprios professores dos 3º anos,  que receberam as orientações da Secretaria de Educação para a aplicação das provas de Língua Portuguesa, de acordo com as instruções encaminhadas pelo MEC nos Manuais da Provinha Brasil.

Surpresa
A provinha parece ter agradado e surpreendido os estudantes da rede municipal de ensino. Segundo o aluno Rodrigo Pardo da Silva, 9 anos, que estuda na Emef “Marcos Trench”, a prova foi muito legal. “Em casa, eu fiquei imaginando que a prova seria chata, mas quando comecei a fazer, achei a provinha bem legal, pois era de assinalar a resposta correta”, comentou. A sua colega de sala, Raíssa Graziela Araújo Tenório Cavalcante, 8 anos, também compartilha da mesma opinião. “Eu também gostei muito da provinha. Ela foi fácil de resolver, porque era de marcar ‘X’, não precisava ficar escrevendo muito. Além disso, tinha bastantes desenhos legais”, completou a estudante.

Adesão
De acordo com a secretária interina da Educação, a professora Adriana Lacava Ruffato Soliani, o município de Penápolis, através da Secretaria de Educação, está inserido na Política Educacional do MEC “Todos pela Educação”, e isso justifica a adesão e aplicação de sistemas de avaliação como o Saresp, Saeb, Prova Brasil e agora a Provinha Brasil. “Esses sistemas de avaliação propostos pelo MEC e aplicados em Penápolis, são importantes para apontar as dificuldades de cada município e fazer com que eles busquem superar os problemas e promovam uma educação de qualidade para todos”, concluiu. Secom – PMP

Foto: Rodrigo Pardo: “Imaginei que a prova seria chata, mas quando comecei a fazer, achei a provinha bem legal”

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade