Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/09/2023

Alunos da Funepe vivenciam expedição humanitária em Pernambuco

Imagem/Yan Marcelo Carpenter
Detalhes Notícia
Maria Eduarda e Bruno cursam o 6º semestre do curso de Medicina da Funepe

DA REDAÇÃO

As férias de julho dos alunos Maria Eduarda e Bruno, que cursam o 6º semestre do curso de Medicina da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIPE, mantida pela Fundação Educacional de Penápolis - FUNEPE, foram intensas e marcantes. Após passarem quase 10 dias na cidade de Recife (PE), realizando trabalho voluntário junto à ONG ‘Doutores do Mundo’. A Organização não-governamental atua sem fins lucrativos em diversos lugares do Brasil, realizando expedições humanitárias e atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade que necessitam desse amparo para receber atendimento médico. 
A decisão dos estudantes em seguir neste projeto veio a partir de uma intenção de Maria, que já acompanhava a ONG, e tomou a iniciativa de participar da expedição no Recife junto do seu namorado, que também cursa Medicina na FUNEPE/FAFIPE. Ambos custearam as passagens e todos os custos da viagem. Segundo eles, os valores pagos pelos participantes são usados para subsidiar todos os itens de apoio às comunidades atendidas, bem como destinados à estadia, passagem, camiseta do projeto, alimentação e demais experiências da viagem. Os voluntários ficaram hospedados em uma creche, localizada na primeira comunidade atendida, no Brejo do Beberibe. Além desta, outras duas comunidades foram atendidas: Maria Farinha e Ilha de Deus, sendo essa última conhecida por suas marisqueiras e pescadores.
Bruno e Maria contam que durante a vivência no projeto aprenderam todos os processos de cuidado e o quanto conhecer a realidade do Brasil foi impactante. “Nossa experiência foi única, pois a proposta da ONG é atender quem precisa com o que se tem disponível, e muitas vezes, são tantos os desafios da comunidade que o acesso à água potável muitas vezes demanda tempo e espera para o abastecimento local”, relatou Bruno. Segundo os jovens, além de contarem com o apoio de voluntários médicos já experientes, eles também contribuíram construindo conteúdos orientativos para a população, ensinando desde práticas de primeiros socorros até promovendo campanhas para doação de absorventes de pano (reutilizáveis) para as mulheres. “Levamos aproximadamente 80 absorventes já prontos e mais alguns metros de tecidos para ensiná-las a costurar os seus próprios. E foi muito gratificante ver o sorriso e a felicidade de todas as meninas nesse compartilhar”, conta Maria Eduarda. 
A expedição realizada pela ONG comumente é composta por um fotógrafo que registra os momentos das ações realizadas, pelos profissionais de saúde que são muito requisitados, como dentistas, médicos, estudantes de medicina e voluntários para auxiliarem nos trabalhos gerais. A experiência humanizada possibilitou que os jovens  alunos do curso de medicina da FUNEPE, que possui em seu projeto pedagógico práticas e ensinos que desenvolvem o senso da importância do atendimento humanizado, vivenciassem a teoria na prática. Além disso, ambos apontam que descobriram o caminho que desejam seguir após concluir a graduação. “Embora não tenha sido o meu primeiro trabalho voluntário, esse foi o que mais me impactou. Pude ver de perto as desigualdades de acesso à atendimentos e cuidados básicos. Foi um misto de emoção e a sensação de dever cumprido nos dias em que pude me dedicar ali. Com certeza essa é a medicina que eu acredito e que eu escolho seguir”, conta Maria Eduarda. 
Bruno, assim como sua namorada, também relata o quanto essa imersão marcou sua vida. Ele que também possui familiaridade com trabalhos voluntários, cita essa expedição como algo único. “Foi uma experiência inexplicável. Nós que ficamos imersos o tempo todo nos estudos em sala de aula, pudemos conhecer a realidade do nosso país e entender que podemos sim ajudar mesmo com o mínimo de recurso. Voltei dessa expedição com um novo olhar e com mais vontade de me dedicar a cuidar do outro sem julgamentos”. 
Maria e Bruno são unânimes em dizer que, o que aprenderam, está além dos materiais teóricos estudados. O anseio pelo crescimento profissional e apoio de familiares os  impulsionam para viver novas experiências futuras. “Essa expedição nos deixou uma marca profunda, e fortalecendo em nós o compromisso de nos tornarmos médicos dedicados a causar um impacto positivo nas vidas das pessoas, especialmente nas comunidades mais vulneráveis”, ressaltam. Após o retorno da viagem, os alunos compartilharam com os professores  da FAFIPE/FUNEPE um novo entendimento sobre o poder da empatia e solidariedade humanas, e afirmam “estamos ainda mais determinados a seguir na missão de servir no campo da medicina”, concluem.  

(Com A/I Funepe)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade