Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/09/2022

Alunos da escola Luiz Chrisóstomo visitam o DIÁRIO e aprendem sobre jornalismo

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Durante a visita, os alunos da Escola Luiz Chrisóstomo conheceram parte da história de mais de 30 anos do DIÁRIO DE PENÁPOLIS e a importância do jornalismo na sociedade

DA REPORTAGEM

Os alunos da Escola Estadual Luiz Chrisóstomo de Oliveira visitaram, na quarta-feira (31), a sede do DIÁRIO DE PENÁPOLIS para conhecer o processo de produção e o trabalho da equipe de colaboradores do jornal. 
A visita foi planejada por conta do projeto “Roda de Jornal” desenvolvido pelos alunos do 5º ano da escola que promove incentivo à leitura. Estiveram presentes 21 alunos, com idade entre 10 e 11 anos, os quais puderam conhecer um pouco a história do DIÁRIO e também sobre o que é o jornalismo e a importância do jornal para a comunidade. 
Ainda durante a visita, os alunos presenciaram um pouco da rotina da redação, e também a maneira como seus jornalistas atuam na busca e apuração da notícia, bem como a montagem do jornal e a forma como a edição impressa é finalizada.  Eles também foram informados sobre os canais digitais do DIÁRIO como o site e também o APP disponível para smartphones.
A visita foi acompanhada pelas professoras Rosinea Cruz, Rosimeire Sanches e Roseli Mian de Souza, as quais explicaram que o projeto “Roda de Jornal” vem sendo desenvolvido com os alunos com o objetivo de desenvolver e fomentar a leitura. “Por trabalharmos a leitura do jornal no projeto, eles puderam conhecer a estrutura do jornal impresso, desde a legenda, aos títulos e outros materiais que fazem parte do material que as pessoas leem”, comentou Rosinea. 
De acordo com a professora, o projeto mostra aos alunos a importância da leitura de um jornal. “No desenvolver do projeto, buscamos mostrar aos alunos a importância de se fomentar a leitura. Quando você lê, também aprende a falar, adquire mais conhecimento. O jornal local se torna ainda mais importante, porque, além de desenvolver a leitura, se adquire informações sobre os fatos da comunidade em que se vive, mostrando a importância do jornalismo sobre diferentes assuntos, como saúde, educação segurança, empregos, etc”, destacou.
Os diretores do DIÁRIO, Tania Pinheiro e Arci Lourenço de Almeida, disseram que a oportunidade de receber estes alunos trouxe grande satisfação para a equipe do jornal, “pois esta interação entre nós e eles foi muito positiva, e além de mostrarmos um pouco sobre a nossa rotina jornalística, tivemos o prazer de ver a alegria deles ao conhecer na prática o que aprenderam em sala de aula. Assim, cumprimentamos as professoras que os acompanharam durante a visita pela iniciativa deste projeto, e a direção da escola onde também cursei o antigo primário”, destacou Arci Almeida. 

Avaliação Positiva
Os alunos avaliaram de forma muito positiva a visita, destacando as explicações que tiveram que foi útil para complementar aquilo que eles têm aprendido em sala de aula. A aluna Pâmela Vitória da Conceição, de 11 anos, por exemplo, disse “que a visita foi muito boa, porque tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o gênero textual jornalístico, aqui no DIÁRIO tivemos a oportunidade de ver, na prática, aquilo que vínhamos aprendendo em sala de aula, conhecendo a maneira como o jornal é feito e sua importância para a cidade”, destacou. O aluno Luís Henrique Cozza Silva, de 11 anos, também acrescentou o conhecimento adquirido no decorrer do projeto e também com a visita à sede do jornal, “é importante conhecermos mais sobre a importância do jornal para a cidade, a gente estudou sobre isso na sala de aula, mas ter a oportunidade de conhecer  a maneira como ele é feito complementa ainda mais nossas ideias e conhecimento”.
A professora Rosinea também destacou de maneira positiva a vista dos alunos. “Eles estavam com grande expectativa e esperavam muito esta visita, e se mostraram muito contentes pela oportunidade de conhecer na prática tudo aquilo que vínhamos ensinando em sala de aula. Poder inserir estes alunos a este gênero textual, à maneira como um jornal é produzido e sua importância à sociedade é fundamental para que eles também  enquanto cidadãos, aprendam mais sobre o meio em que estão inseridos, se informando sobre os fatos da cidade e assuntos que são extremamente importantes ao seu dia-a-dia, como a política e a economia”, finalizou a professora.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade