Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/06/2008

Alunos da Emef Marilena Cipriano resgatam a história do Jardim Eldorado

Com o objetivo de realizar um resgate histórico sobre a formação do bairro Jardim Eldorado, a equipe escolar da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Profª Marilena Cipriano Pereira” iniciou no mês de abril o projeto “Nosso Bairro no Centenário de Penápolis”. Com a colaboração da Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização Urbana), os alunos tiveram acesso ao acervo de fotos e de todo o processo da formação do bairro. Além disso, a escola recebeu o arquiteto e funcionário da prefeitura Reinaldo Moráz, que atendendo ao convite, explicou para as crianças como se formou tecnicamente o bairro, sua localização, o tipo de solo e a vegetação antes existente. Durante a palestra, o arquiteto Reinaldo Moráz também teve a preocupação de mostrar alguns objetos de uso pessoal utilizados pelos moradores na fase de construção do bairro, como o chapéu de palha com abas largas, que tinha o intuito de proteger do sol forte que se enfrentavam, ferramentas e até tijolos. “Todo o conhecimento do arquiteto, foi passado para as crianças de forma clara e com recursos que facilitaram a assimilação da teoria pelos alunos”, elogiou a coordenadora pedagógica, Claudia Elisa Oberg Torrezan.

Valorização
De acordo com a encarregada da unidade, Maria de Fátima de Oliveira Fusari,  desde o início do projeto, foram desenvolvidas diversas atividades com os alunos, tendo o objetivo de levar informações e conhecimento para que possam contextualizar o aprendizado e valorizar o espaço em que vivem. “Sendo assim, essas crianças um dia terão condições de identificar as necessidades da população do bairro em que residem”, analisou. “Através desse projeto, queremos construir e reconstruir na memória de nossos alunos e comunidade as etapas vividas pelos moradores desse espaço residencial, que é motivo de orgulho para todos por ter sido o maior bairro construído em forma de mutirão que se tem conhecimento na América Latina”, ressaltou a encarregada.
No próximo mês, os alunos do 1º ao 5º ano vão visitar os vários espaços existentes no bairro, como as escolas, pontos comerciais e industriais, áreas de lazer, igrejas, praças. “Todos esses espaços já são conhecidos pelos alunos, mas eles vão aprender a conhecer com outro olhar e novos valores, respeitando e preservando tudo aquilo que se concretizou do sonho de um povo que lutou e ainda luta com muita dignidade”, comentou a coordenadora pedagógica, Claudia Torrezan. O encerramento do projeto “Nosso Bairro no Centenário de Penápolis” está previsto para acontecer em outubro, mês do aniversário da cidade que comemora 100 anos. Secom – PMP

Foto: O arquiteto Reinaldo Moráz projeta fotos da época da formação do bairro

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade