Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/12/2010

Alunos da EE Ester Eunice realizam mostra de trabalhos

DA REPORTAGEM

Os alunos, professores e funcionários da EE Ester Eunice de Oliveira, na Cidade Jardim em Penápolis, encerraram no último dia 30 de novembro uma série de trabalhos desenvolvidos no segundo semestre deste ano. De acordo com a professora coordenadora do ensino médio, Angélica Nunes Bertelli Maschietto, os três trabalhos desenvolvidos foram apresentados e aprovados pela CENP (Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas). Os alunos das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental desenvolveram projetos relacionados à afetividade. “Trabalhamos com os alunos temas sobre drogas, pedofilia, além de outros. Acreditamos que este trabalho faz com que eles tenham um olhar diferenciado da vida”, comentou. Eles assistiram palestras com voluntários como o Promotor da Infância e Juventude, Dr. Adelmo Pinho, a delegada da mulher, Dr. Maria Salete Cavestré Tondatto, além de psicólogos, polícia Militar, enfermeiros da Unisam (Unidade de Saúde Mental) e de um voluntário do serviço de recuperação de drogados. Ainda com relação ao tema, os alunos fizeram gibis e cartazes alusivos aos riscos do uso de drogas. “Era interessante a reação dos alunos menores, eles viam os trabalhos expostos e ficavam surpresos com o mal que as drogas podem causar”, afirmou. Já os alunos do ensino médio desenvolveram projetos sobre “Os quatro Pilares da Qualidade de Vida” que envolve trabalhos sobre a importância de uma alimentação saudável e atividade física. “Durante os trabalhos os alunos foram estimulados a ter atitudes saudáveis, entendemos que quando se tem uma boa alimentação e se pratica atividades físicas a mente fica em um estado que proporciona à pessoa uma vida ainda mais saudável”, disse Angélica. Os alunos tiveram aulas de como preparar de forma mais saudável os alimentos, aulas de atividade física que estimulem a auto-estima, além de trabalhar sobre os perigos do cigarro. Todas as atividades foram estimuladas pelos professores das matérias regulares da escola e contou com uma verba da CENP para o custeio dos trabalhos.

Apresentação

Todos os assuntos abordados durante o desenvolvimento dos trabalhos foram reunidos e discutidos por alunos e professores, estas atividades foram apresentadas em um sarau organizado pela escola e realizado no Cine Teatro Lúmine. “Como encerramento desta série de atividades queríamos colocar a comunidade em contato com os alunos e alertar sobre o mal de Alzheimer, doença resultante de uma vida sedentária e sem atividades saudáveis”, ressaltou. Entre as apresentações estava a coreografia da música “Até Quando”, do cantor Gabriel, o Pensador, apresentação de um coral que cantou a música “Imagine”, do cantor John Lenon, e apresentações teatrais. Tudo feito e organizado pelos próprios alunos. “Os pais ficaram muito emocionados em verem todo o trabalho e envolvimento dos filhos, o resultado foi surpreendente”, afirmou a coordenadora. O momento de maior emoção foi a apresentação teatral dos alunos do ensino médio, que realizaram uma peça temática ao mal de Alzheimer. A peça foi escrita pela aluna Jéssica Monteiro e dirigida pela aluna Janaína Violin, ambas da 3ª série do ensino médio. Os atores surpreenderam e emocionaram ao representarem e dançarem durante a peça que misturava um musical.

Outros prejetos

Além dos projetos "Afetividade" e "Os Quatro Pilares da Qualidade de Vida", a escola também teve aprovado pela CENP o projeto "Educação Física Escolar: Além das linhas demarcatórias da quadra. Emagrecimento: mitos e verdades", elaborado pelo professor Luis Fernando Vieira Coelho e auxiliado pela professora Daniela Chamarelli.

O projeto teve como foco fazer com os alunos dos 6º anos refletissem sobre suas vivências corporais. O projeto propôs ainda a articulação entre as disciplinas de Educação Física e Língua Portuguesa. Os alunos das séries envolvidas tiveram a oportunidade de irem até o Clube de Campo Lago Azul onde puderam conhecer e vivenciar as sensações de sauna seca e a vapor além de praticarem uma aula de "jump". A ida à Academia Audaz foi um momento importante do projeto, pois os alunos puderam participar de aulas de hidroginástica. Como forma de avaliar os conhecimentos adquiridos, os alunos realizaram atividades de recreação para que pudessem discutir sobre os temas abordados durante a realização do trabalho. Para finalizar as atividades, os alunos fizeram uma apresentação aos pais mostrando um vídeo com todas as atividades realizadas.

Agradecimento

A direção da EE Ester Eunice e o professor Luis Fernando Vieira Coelho aproveitaram a oportunidade para agradecer aos diretores e funcionários do Clube de Campo Lago Azul por proporcionar o espaço e disponibilizar profissionais do clube para o desenvolvimento dos projetos. Espaços como Sauna, sala de dança e professores de jump, foram gentilmente cedidos pelo clube para que os alunos pudessem conhecer e saber mais sobre os benefícios de uma vida mais saudável. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade