Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/02/2014

Alunos contemplados com intercâmbio trocam experiências

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Os alunos que participaram do intercâmbio e convidados foram recebidos na Diretoria de Ensino de Penápolis para troca de experiências

DA REPORTAGEM

 

A Diretoria Regional de Ensino de Penápolis realizou na tarde de terça-feira (11) um café da tarde especial para os três alunos penapolenses que participaram de um intercâmbio internacional promovido através de parceria dos Centros de Estudos de Línguas (CELs), que oferecem aos jovens aulas gratuitas de, inglês, espanhol e francês, com o Governo do Estado de São Paulo. O encontro reuniu a Dirigente Regional de Ensino, Sueli Bonfietti, supervisores de ensino, diretores do CEL de Penápolis, diretores das escolas onde os intercambiários estudam os próprios alunos e seus pais. O objetivo foi o de socializar as experiências vividas durante as viagens, ressaltando as culturas e as línguas estudadas. Quatro alunos de Penápolis participaram do projeto, três viajaram para Córdoba, na Argentina, e um para Londres, na Inglaterra. Para o intercâmbio no país vizinho, foram Jhonatan Marques das Neves Ferreira, 15 anos, Bruna Emanuelle de Almeida Nogueira, 16, e Karyn Malu Munhoz, de 15 anos. Eles pertencem à Escola Estadual Yone Dias de Aguiar. O destino dos estudantes foi definido pelo fato de estudarem no CEL a língua espanhola. A viagem durou 20 dias e neste período ficaram hospedados em casa de família, onde puderam trocar experiências culturais e linguísticas. Segundo eles, a oportunidade foi bastante aproveitada, mesmo com a dificuldade de se adaptar a uma família completamente estranha. "Tivemos dificuldades na viagem como um todo, afinal se trata de uma cultura diferente. No entanto através delas, crescemos e nos adaptamos, fazendo com que o aprendizado se tornasse algo comum, trazendo uma experiência incrível", comentaram ao falar sobre a viagem. Em Córdoba, eles estudavam em uma escola específica para intercambiários, onde puderam se aprofundar nos estudos do espanhol. O curso era realizado em período integral e ao fim do dia tinham a oportunidade de fazer turismo pela cidade, conhecendo pontos turísticos e conhecer novas pessoas. "Algo que nos chamou a atenção é que os argentinos hoje vivem um momento especial em relação ao Papa Francisco, que é daquele país. Por onde se anda é possível achar imagens do Papa, lembrancinhas em alusão ao Santo Padre, enfim, é algo que mexeu bastante com aquele povo", ressaltou Karyn.

 

Inglaterra

O aluno da Escola Estadual Ester Eunice de Oliveira, Victor Lazari Inocente, 16 anos, embarcou para Londres, onde pode aprender mais sobre a língua inglesa, na qual já estuda no CEL. No dia de seu embarque para aquele país (01/12), o DIÁRIO DE PENÁPOLIS publicou matéria falando sobre a expectativa do jovem. Segundo ele, foi um sonho realizado. De volta ao Brasil, Victor disse que teve dificuldades em Londres, principalmente por estar se adaptando às novas culturas, também ficando em casa de família. "É tudo muito diferente, os costumes são outros e o frio era grande, pois peguei o início do inverno. Mas foi uma experiência que jamais esquecerei, conheci pessoas novas e aprendi muito sobre a Inglaterra, me aperfeiçoando ainda mais, principalmente em meu inglês, pois quero continuar aprendendo", disse. Ele também frequentava uma escola de intercambiários, onde estudava no período da manhã e tinha a tarde livre para passeios e conhecer pontos turísticos. Segundo ele, a Inglaterra é um país com população patriota, que nutre grande amor pela Família Real. "Praticamente todas as lojas possuem algo que os lembre, quando se fala com alguém sobre o assunto percebe-se o carinho que se tem sobre a realeza, foi o que me chamou a atenção sobre aquele país", ressaltou.

Projeto

A viagem aconteceu no período de férias escolares, com duração de 20 dias. Além das aulas, os estudantes do Ensino Médio fizeram passeios culturais, tudo sem custo. No total foram 228 alunos que fizeram um curso intensivo de idioma na França, Inglaterra ou Argentina. Na região de Araçatuba, foram 12 contemplados. Na primeira etapa da viagem, 40 estudantes foram para a França, 60 para a Inglaterra e 128 para a Argentina, de acordo com o idioma que o jovem cursa no CEL. Em janeiro, mais 128 estudantes foram para a Argentina, contemplando as 356 vagas oferecidas pela Secretaria de Estado da Educação. Alguns critérios foram fundamentais para a escolha dos alunos contemplados, como frequência mínima de 75% nas aulas de idioma no CEL e ter alcançado média igual ou superior a 7,0 na língua que estuda nos quatro bimestres do curso de Ensino Médio no ano letivo anterior ao da realização da prova aplicada também como critério de escolha. Em Penápolis o Centros de Estudo de Línguas funciona na Escola Estadual Adelino Peters, na Vila Aparecida. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade