Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/05/2015

Alunos aprendem noções de trânsito em cidade miniatura

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Equipe da Secretaria de Educação e da Via Rondon com os alunos da Emef Armelindo Artioli na Cidade Mirim

Conduzir um veículo pelas ruas da cidade só é permitido para pessoas com habilitação. Entretanto, crianças de 9 e 10 anos vivenciam essa experiência de dirigir um quadriciclo pelas ruas de uma cidade miniatura, com prédios infláveis, semáforos e placas de trânsito. Trata-se da “Cidade Mirim - BR City”, da ViaRondon, que até dia 10 de junho receberá os 530 alunos de 5º Ano das escolas municipais para aulas de trânsito. Pela segunda vez, a Secretaria Municipal de Educação é parceria desse projeto social da BRVias, voltado para a educação no trânsito de crianças, com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana. 
O projeto é realizado em duas etapas: na parte teórica, os alunos assistem palestras em sala de aula, ministradas por autoridades de trânsito. No dia seguinte, acontece a aula prática, onde as crianças podem pilotar miniveículos elétricos em ruas, tendo que respeitar sinalizações de trânsito e o espaço utilizado pelos pedestres. Em seguida, eles trocam de posição e vivenciam os desafios de um passeio pela cidade miniatura. 
Os alunos Davi Rafael de Oliveira e Monique Ramires Garcia, do 5º Ano B, da Emef Armelindo Artioli, gostaram do passeio pela Cidade Mirim. “O que eu mais gostei foi de dirigir o quadriciclo”, disse Monique. “Eu me confundi um pouco com as placas de trânsito, mas tinha um instrutor para orientar e então consegui fazer o percurso pela cidade com o quadriciclo”, comentou o aluno Davi. 
A diretora do Departamento do Ensino Fundamental, Cláudia Elisa Oberg Torrezan, destaca que todos os alunos do 5º Ano, sem exceção, participam do projeto. “O passeio pela cidade miniatura é vivenciado por todas as crianças. Até mesmo os alunos que têm necessidades especiais participam normalmente da atividade com os demais colegas da sala”, destacou a diretora Cláudia Elisa. 

Cidade Mirim
A Cidade Mirim é uma réplica de cidade real, ela foi montada no Ginásio de Esportes “Luiz Carlos Peters”, anexo à Emef Marilena Cipriano. A cidade é composta por escola, delegacia de polícia, igreja, padaria, árvores, em um total de 11 prédios infláveis distribuídos em 502 metros quadrados, com sinalização vertical e horizontal, incluindo dois semáforos. 
Por meio dessa iniciativa a Concessionária ViaRondon pretende contribuir para a formação de motoristas mais conscientes para o futuro e transmitir valores essenciais à preservação da vida.  
Até o momento, 3.646 estudantes já participaram da iniciativa. A meta é atender estudantes dos 25 municípios lindeiros à Marechal Rondon. Esse é o segundo ano consecutivo que a Prefeitura de Penápolis é parceria do projeto.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade