Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/11/2016

Aluna penapolense é destaque em concurso nacional

Rafael Machi
Detalhes Notícia
A aluna Nathalia Lopes mostra, com orgulho, o texto que a deixou entre os melhores na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

DA REPORTAGEM

A aluna penapolense do 8º Ano do Ensino Fundamental da escola Ester Eunice de Oliveira, Nathalia Gomes Lopes, se destacou na última semana ao ser uma das semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O texto dela, intitulado “A saudade bate, o coração reclama!” concorreu com textos de alunos de todo o Brasil na etapa regional – nacional. Apesar do destaque, ela não conseguiu ir para a final do concurso, entretanto, recebeu os elogios de toda a escola onde estuda pelo grande feito.
A Olimpíada é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2016 promove sua 5ª edição.
O tema escolhido é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.  
Com orientação do professor de Língua Portuguesa, Carlito Ferreira de Amorim, a aluna desenvolveu seu texto contando a história de uma criança japonesa que chega em Penápolis no ano de 1958. A diferença de cultura, comidas e o fato de não falar português é uma das principais dificuldades que a menina encontra para se adaptar aos novos costumes.
Falando ainda sobre a separação do pai e sobre a morte da mãe de sua personagem, a aluna cita pessoas e locais importantes da cidade como a Primeira Casa de Penápolis e Adhemar de Barros e Mário Sabino. A escritora Cora Coralina, que viveu parte de sua vida em Penápolis, também ganha destaque no texto da aluna, como sendo a responsável por ensinar o português para a personagem, já jovem e como ela vence suas dificuldades e se torna professora de Língua Portuguesa, ensinando outras crianças japonesas.
De acordo com o professor, visando oferecer um embasamento histórico a seus alunos, ele procurou oferecer materiais que falassem da história da cidade. “Trabalhamos, além de conceitos do texto, com informações e até vídeos antigos de Penápolis. Os alunos também puderam conhecer os museus e tiveram uma grande formação para, a partir daí, escreverem seus textos”, explicou.
O texto de Nathalia, da categoria “Memórias Literárias”, passou por diversas fases entre a escola, município, estado e recentemente a fase regional nacional, onde concorreu com textos de alunos de outras regiões do País. Esta última fase foi marcada por um encontro de 250 alunos e professores, que se reuniram em Fortaleza (CE) para participarem de oficinas de formação.
Para a aluna, chegar nesta fase do concurso e ainda realizar o sonho de andar de avião, foi algo muito gratificante. “Quando escrevi o texto queria muito conseguir passar para as outras fases e na medida em que fomos classificando minha alegria só aumentava. Vivi uma experiência diferente e muito legal, que vai me ajudar muito daqui pra frente como um incentivo a acreditar nos meus sonhos”, afirmou. O destaque foi tão grande que ela até recebeu homenagens na escola onde estuda. “Fiquei muito feliz por este reconhecimento. É a realização de um sonho. Tenho muito que agradecer o apoio que recebi do professor, direção da escola, amigos e familiares”, finalizou. 
Escrevendo o Futuro
O Programa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, que contribui para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o país.
O programa realiza diversas modalidades de formação presencial e a distância para educadores, além de um concurso de textos que premia as melhores produções dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação.
Também são parceiros do programa na execução das ações o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade