Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/07/2023

Aluna de Penápolis terá desenho exposto em evento no Japão

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia

DA REDAÇÃO

Penápolis será destaque no Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama, no Japão, ao ter o desenho da aluna Eliara de Souza Pereira, de nove anos, da escola estadual Luiz Chrisóstomo de Oliveira, exibido durante o evento. 
Ela foi uma das vencedoras do “Concurso De Desenho Toyama 2023” e concorreu com a obra intitulada “Nós e a Natureza”.
“Sempre gostei de desenhar. Na escola, a professora Verônica Galiades da Silva se apaixonou pelos meus trabalhos. Comecei todos os dias fazer um trabalho, mas eu desenhava no caderno e ela falou que não era para ficar arrancando folhas. Então, me deu um caderno de desenho novinho, lápis, borracha, lápis de cor e canetinha, foi o dia mais feliz que eu lembro”, relembrou a estudante.
No trabalho apresentado, ela usou cartolina, lápis grafite, lápis colorido e caneta 2.0 na cor preta para contorno.
“A minha ideia foi mostrar a forma correta de ser gentil com o mundo. Gentileza gerada sem desperdício. A redução dos usos incorretos da matéria, reutilização dos materiais que são descartados e a limpeza dos nossos solos e rios”, explicou. A professora que a incentivou anos atrás também foi a responsável pela orientação no concurso.
“Eliara é curiosa e isso é combustível motivador para o sucesso. Por intermédio da curiosidade é que se estimula e desperta a inteligência. Conversamos sobre tudo que poderia ser feito e depois foi fácil. Ela nem mesmo precisou fazer rascunho. Estava tão empolgada que partiu para a cartolina”, comentou.
Ao todo, serão 10 artes que foram selecionadas. Os participantes desenvolveram obras originais e artísticas, abordando o tema “Mottainai e o princípio dos 3Rs – Redução, Reutilização e Reciclagem”. 
Participaram 175 estudantes de 131 unidades, que enviaram seus trabalhos. O Festival de Arte e Cultura da
Província de Toyama é realizado desde 1997 e apresenta obras infanto-juvenis, produzidas por jovens autores de até 15 anos, oriundos de regiões com as quais Toyama mantém intercâmbio.
O concurso tem como objetivo valorizar e preservar a cultura japonesa, incentivando a pesquisa e a divulgação da produção artística de estudantes de escolas públicas de diferentes países. O convite para participação foi estendido à Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo), que integra o evento desde 2007.
A competição promove a ampliação do universo cultural dos participantes, além de possibilitar o desenvolvimento de práticas pedagógicas que buscam, por meio da arte e da cultura, estimular princípios estéticos, sensibilidade e criatividade, tornando o desenho e a pintura um importante canal de comunicação e expressão. 

(Com informações da A/I da Seduc-SP)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade