Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/10/2007

Alto Alegre: Três estradas serão recuperadas pelo Governo Estadual

Detalhes Notícia

Atendendo solicitação do Governador do Estado, José Serra, a Prefeita Municipal de Alto Alegre, Maria das Graças Trisóglio Bis, a Daça, esteve em São Paulo na última segunda-feira, 8, para o lançamento da 2ª Etapa do Programa Pró-Vicinais. Dos municípios que receberão investimentos, Alto Alegre foi contemplado com a recuperação da estrada municipal José Moreira de Pádua (antiga AAG 131), na extensão de 3,5 km, totalizando 24.500 m², que tem origem na SP 419, Rodovia Raul Forchero Casasco, e dá acesso ao Bairro Santana.

Nas diversas solicitações feitas pela Prefeita, a justificativa foi de que a estrada ora beneficiada possui um intenso tráfego de veículos, por ser a principal via de acesso àquele bairro, que além de contar com uma razoável população, abriga ainda uma indústria de doces (Doce Caseiro Machado), que por sua vez, proporciona vários empregos à população. “Tal recuperação beneficia uma localidade ocupada predominantemente por pequenos agricultores familiares e ainda densamente povoada, pois é sabido que estradas seguras e perenes são imprescindíveis para conter o êxodo rural, melhorando a qualidade de vida das pessoas e assegurando o escoamento das safras e produtos agrícolas” – disse a Prefeita Maria das Graças.

Segundo o Governador, o principal problema das vicinais não é a construção ou a reforma, mas a manutenção. Ao todo, estão previstos R$ 556,47 milhões de investimento nessa nova etapa, que contemplará 201 estradas vicinais de 235 municípios. A estimativa é de que sejam recuperados 2.399 km de estradas no Estado, beneficiando 12 milhões de habitantes.

Quanto à conquista, Daça faz um desabafo: “Ficamos sabendo através da imprensa, e com muita surpresa, que outros políticos da cidade haviam conquistado a recuperação da Estrada Municipal José Moreira de Pádua. Mas, o fato verdadeiro é que, através de vários pedidos formulados pelo Poder Executivo diretamente ao Governo Estadual, cujas cópias temos arquivadas, solicitamos o recapeamento ora ganho. É impressionante como agora aparecem muitas pessoas oportunistas dizendo que têm mérito na conquista. Agradeço em especial ao Vice-Governador Alberto Goldman, ao Secretário Adjunto dos Transportes, Reinaldo José Rodriguez de Campos, ao Silvio Aleixo (Assessor da Secretaria dos Transportes), e ao Deputado Estadual Roque Barbiere, pelo apoio e empenho para que o recapeamento fosse autorizado”.

      

Melhor Caminho

Em visita na CODASP (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo), a Prefeita reuniu-se com o Dr. José Roberto Perosa Ravagnani (José Ito), Diretor-Presidente, onde reiterou e foi atendida de imediato com a execução do Programa Melhor Caminho na Estrada Municipal Alto Alegre / Bairro Matão, em trecho com 4,5 km de extensão, que é uma continuação da Estrada Municipal José Moreira de Pádua, inclusa na 2ª Etapa do Programa Pró-Vicinais.

Daça ressalta que o Poder Executivo vinha pleiteando esse tipo de benefício desde o ano de 2004. “É com grande satisfação que recebemos mais essa boa notícia, pois, após quase três anos de intensas viagens à capital, é que foi incluído o Município de Alto Alegre no Programa. Fui cobrar com o José Ito a ajuda que ele tinha proposto a nós.” – afirmou a Prefeita Daça. Para confirmar a conquista, já na quarta-feira, 10, esteve em Alto Alegre, técnicos do Centro de Negócios de Bauru, sob a orientação do Engº Agrº Manoel José de Andrade, vistoriando o local a ser executado os serviços.

O Programa Melhor Caminho consiste na construção, recuperação e conservação de estradas rurais de terra. Com a coordenação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a CODASP como executora dessas obras, são aliadas medidas que garantem a qualidade das estradas, tornando-as trafegáveis o ano inteiro, independente das chuvas, com ações para conservação do solo e da água, drenagem e preservação do meio ambiente.

      

Microbacias

Em visita à Prefeitura de Alto Alegre nesta semana, o Diretor Técnico de Divisão do Escritório de Desenvolvimento Rural de Araçatuba (EDR), Engº Agrº Marcelo Moimás, informou que obras de adequação da Estrada Municipal Alto Alegre / Bairro Coroados devem ter início o mais tardar na próxima semana.

A obra, que será executada pela empresa Comave Escavações Ltda., com sede em União Paulista-SP e filial em São José do Rio Preto, foi orçada em R$ 205.000,00 e possuirá 4,131 km, incluindo a quebra de barrancos, levantamento do leito da estrada, construção de desviadores de água, curvas de nível nas laterais e colocação de pedra britada. O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é uma estratégia proposta para propiciar o aumento do bem-estar das populações rurais, através da implantação de sistemas de produção agropecuária que garantam melhoria nos níveis de renda, mais produtividade das unidades de produção, recuperação das áreas degradadas e preservação permanente, bem como a melhoria na qualidade e a quantidade das águas. Parcialmente financiado pelo Banco Mundial e executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, através da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), tem o objetivo de promover o desenvolvimento rural sustentável.

“Desde o início do ano, quando as fortes chuvas atingiram todo o Estado de São Paulo, provocando danos nas estradas, o que não foi diferente em Alto Alegre, é que estamos nos esforçando para a realização desse serviço. Em janeiro, conforme foi noticiado na época, estivemos na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, onde participamos de audiência com o Secretário Adjunto daquela pasta, Antonio Julio Junqueira de Queiroz, na qual solicitamos a agilização da readequação dos trechos das estradas pertencentes ao Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas. Felizmente, fomos atendidos” – finalizou a Prefeita Daça. (A/I)

 

Foto: Daça disse que o Poder Executivo vinha pleiteando esse tipo de benefício desde o ano de 2004

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade