Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/07/2018

Alto Alegre terá encontro nacional de "Hupur Bushcraft"

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
A prática do bushcraft visa aproximar as pessoas das artes junto à natureza

DA REPORTAGEM

A cidade de Alto Alegre irá receber entre os dias 20 e 22 de julho diversos amantes da natureza e da prática bushcraft. O evento “Hupur Bushcraft” será realizado no recinto de exposições de Alto Alegre, onde estão programas diversas atividades aos participantes, que têm o objetivo de reunir praticantes e apreciadores das antigas artes do mato para promover habilidades da vida primitiva como forma de lazer, cultura e preservação do patrimônio. A palavra Hupur vem da língua kaingang e significa “alumiar com o fogo”.
O evento é aberto ao público e, segundo os organizadores, serão três dias voltados à troca de informações, contatos e experiências. Além disso, os participantes terão acesso a várias atividades ao ar livre, palestras, oficinas e poderão adquirir equipamentos e materiais para a lida “mateira” produzidos por pessoas de diversos locais do país.
Dentre as atividades desenvolvidas nestes dias serão desenvolvidas palestras gratuitas, oficinas sobre forja de striker, ascensão em árvore, identificação e preparo de plantas comestíveis, confecção de armadilhas, confecção de abrigos, avaliação e tratamento de água, confecção de artigos de cerâmica, entre outras palestras.
As atividades recreativas também farão parte do evento, tais como tiro com arco e flecha, arremesso de machado, trilha interpretativa, canoagem no Rio Feio/Aguapeí, e outras atividades oferecidas aos participantes. 
Apresentação culturais com danças e músicas, contação de lendas, encenações temáticas também estão entre os atrativos do encontro, que deve reunir dezenas de amantes da natureza em uma área que está sendo preparada para o camping dos participantes, oferecendo completa estrutura de banheiros e água potável, além de bancas com comidas e bebidas, produtos artesanais e relacionados à prática bushcraft e expositores de escolas participantes de diferentes partes do Brasil. 
Quem deseja participar do evento pode obter mais informações através do site www.bit.ly/hupur. As inscrições têm preço simbólico de apenas R$ 10 e algumas das atividades são cobradas separadamente. 

Bushcraft
O termo em inglês que significa: “artes do mato”. A atividade visa ser o contato da pessoa com a natureza, conhecendo práticas primitivas que levem seus praticantes às reflexões sobre o que é simples e essencial, além de mostrar um pouco das origens do ser humano.
Em Penápolis existe a Escola de Bushcraft. Funcionando desde janeiro do ano passado, ela já recebeu diversas pessoas de Penápolis, de outras cidades do país e até mesmo do mundo. Quem conhece a escola tem a oportunidade de praticar atividades primitivas em meio a uma mata, além de poder conhecer um pouco mais das belezas do rio Tietê através de expedições feitas com caiaques.
Segundo o praticante de bushcraft, o biólogo Carlos Eduardo Dias Sanhudo, existe algumas formas diferentes de prática do bushcraft em Penápolis, sendo uma delas a vivência, aquela atividade onde os participantes passam um período maior no ambiente da natureza e vivencia diversas atividades e reflexões sobre as origens do homem.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade