Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Pen�polis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endere�o Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/02/2022

Alto Alegre encerra janeiro com surto de dengue

O município de Alto Alegre registrou, no primeiro mês do ano, surto de dengue. De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Saúde, Sérgio Cherubin, durante janeiro de 2022, foram notificados 123 casos, sendo 98 positivos até o último dia 31. Uma média de três casos confirmados por dia. O restante dos notificados ainda aguarda resultado dos exames. 
Entre os casos positivos, foi registrada uma morte por dengue hemorrágica no município, no entanto, não foi detalhado sexo e idade da vítima. Também não foi informado qual é o tipo de dengue que circula na cidade. 
Os números de janeiro representam quase a metade do total de casos durante todo o ano passado em Alto Alegre. Segundo Cherubin, em 2021, a cidade registrou 225 moradores infectados pelo mosquito Aedes aegypti. Somente em janeiro do mesmo ano, apenas um morador foi diagnosticado com a doença. 
Lembrando que o município possui pouco mais de 4.000 habitantes, conforme divulgado no último Censo de 2010. 

Limpeza
Para enfrentar a alta no número, o diretor explica que em janeiro foram realizados mutirão e arrastão da limpeza na cidade, além de um trabalho de dedetização com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Araçatuba.
Atualmente, a Prefeitura tem feito a nebulização diretamente na residência dos moradores, acompanhada de equipe da Sucen de Araçatuba. 

Combate
A única forma de prevenção é combatendo o mosquito transmissor, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos, segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo.
Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos). 

(Com Manu Zambon - Hojemais Araçatuba)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade