Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/11/2017

Alto Alegre: Cidade quer se transformar em Município Turístico

Imagens/Divulgação
Detalhes Notícia
Alto Alegre, através de “Caminhos de Padre Claro”, oferece diversos lugares para a prática do ecoturismo

DA REPORTAGEM

O Governo de São Paulo sancionou na última quarta-feira, dia 1, a Lei que criou 31 novos Municípios de Interesse Turístico, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes. Na oportunidade o deputado Itamar Borges, que é presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa e coautor da Lei que criou esse projeto, ressaltou que o turismo vai movimentar a economia desses municípios, gerando empregos e renda, além de contribui para o desenvolvimento regional.
Embora não tenha sido contemplado nesse momento, o município de Alto Alegre, através da prefeita Helena Berto, busca desde o mês de setembro, quando esteve no gabinete do deputado para entregar a documentação, a tramitação do projeto de lei que transforma a cidade em Município de Interesse Turístico.
Nesse momento foram 31 municípios que, somados aos 20 de etapa anterior, totalizam 51, sendo que a cidade de Lins, na região, foi uma das beneficiadas. No total, até 140 cidades poderão se tornar Municípios de Interesse Turístico e Alto Alegre espera ser contemplada.
Além disso, o Estado de São Paulo possui 70 Estâncias Turísticas e com o modelo de classificação de Estâncias e Municípios de Interesse Turístico, as cidades mais bem preparadas poderão mudar e aumentar o valor recebido pelo Estado.

Criado o Comtur
Na avaliação da prefeita Helena Berto, que foi reiterada pelo deputado Itamar Borges, a cidade possui um grande potencial turístico, o que possibilita o andamento do projeto junto ao Governo do Estado e possível aprovação pela Assembleia Legislativa.
Com isso, a administração municipal de Alto Alegre sancionou o Projeto de Lei, que o Executivo enviou à Câmara de Vereadores e foi aprovado, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, órgão do Poder Público e Sociedade Civil, de caráter deliberativo e consultivo, para o assessoramento da municipalidade em questões referentes ao desenvolvimento turístico.
Entre as várias atribuições do conselho, através de seus membros, destacam-se ações de estímulo ao desenvolvimento turístico, inventariar, diagnosticar e manter atualizado o cadastro de informações de interesse turístico do Município e orientar a melhor divulgação do que estiver adequadamente disponível.
Também deve programar e executar debates sobre os temas de interesse turístico para a cidade e região, assegurando a participação popular e manter intercâmbio com as diversas Entidades de Turismo do Município ou fora dele, sejam ou não oficiais, para um maior aproveitamento do potencial local, além de promover e divulgar as atividades ligadas ao Turismo local participando de exposições e eventos, bem como apoiar a Prefeitura na realização de feiras, congressos, seminários, entre outros, projetados para a própria cidade. 

Propostas
O foco a ser abordado pelo Conselho Municipal de Turismo de Alto Alegre será de cunho religioso, com a caminhada de fé, além do ecoturismo, que constam no inventário apresentado, sendo esse também um requisito para obtenção do título. Entre outros critérios exigidos estão acessibilidade, aspecto social, apelo turístico, serviço da rede de saúde, serviço de alimentação, hospedagem, e o plano diretor de turismo.
Dentro do cunho religioso está a “Caminhada da Fé”, que desde 2014 é realizada no mês de julho, com trajeto de 6 km entre Alto Alegre e distrito de Jatobá.
Sobre o Ecoturismo, estão relacionados os passeios pelos “Caminhos de Padre Claro”, homenagem ao Monsenhor Claro Monteiro do Amaral, que faleceu nas terras de Alto Alegre, cujo trecho pode ser desfrutado por belas paisagens, rios, cachoeiras, trilhas e bairros rurais, entre outros.
Para oficializar a pretensão, é necessário que a prefeitura apresente documentação exigida pelo Estado e obtenha apoio de um deputado estadual que crie na Assembleia Legislativa um projeto de lei de candidatura de município de interesse turístico.
Em Alegre a intermediação é feita pelo deputado Itamar Borges, que recebeu no dia 27 de setembro, a documentação apresentada por Helena Berto.

Outras cidades
Ainda na região, outras cidades com “potencial turístico”, como Penápolis, Castilho, Buritama  e Araçatuba manifestaram interesse no início do ano, em fazer parte desse projeto. Castilho, por exemplo, usa como mote sua proximidade com os rios Paraná e Tietê, enquanto outros apresentam suas atrações culturais, eventos ou feiras de negócios como condições para avalizar suas inscrições e obter o título.

(Carlos Netto)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade