Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/07/2010

Alimentação saudável: Do produtor rural, direto para a merenda escolar

Detalhes Notícia

O município de Penápolis é um dos poucos que podem se orgulhar da qualidade da merenda escolar servida diariamente para os alunos das redes municipal e estadual de ensino. Muitas crianças recebem até mais de três refeições diárias nas unidades escolares que atendem em período integral. A novidade implantada esse ano pela prefeitura foi à aquisição dos alimentos dos produtores rurais de Penápolis que vão direto para o prato dos alunos em todas as unidades escolares. Esse procedimento é garantido por lei, por meio da Resolução 38/2009 que diz que do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), no mínimo 30% deverá ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou suas organizações. Alguns produtos já estão sendo entregues semanalmente pelos produtores à merenda escolar, como laranja, mamão, banana maçã, tomate, repolho, alface, couve, vagem, chuchu, batata doce, mandioca, mel, feijão, entre outros. Todos esses alimentos são transportados pelos próprios produtores até a Cozinha Piloto. A nutricionista da Secretaria de Educação, Larissa Avansi Marques, responsável pela merenda escolar, elogiou esse procedimento, porque os produtos entregues são de ótima qualidade e já estão prontos para o consumo. “Além de ser um incentivo para a agricultura familiar, também garante qualidade nutricional da alimentação oferecida na merenda escolar”, comentou.

Venda certa
Os produtores rurais também estão animados com essa nova oportunidade de comercializar os seus produtos. O produtor Rogério Aguiar dos Reis, 35 anos, é integrante da Associação dos Produtores de Penápolis e entrega semanalmente cerca de 500 quilos de repolho e 800 quilos de tomate à Cozinha Piloto. “Estou muito animado com essa novidade, porque é uma venda certa, em que a gente recebe um preço justo pelos produtos, sem atraso”, disse Rogério. Seu colega produtor, Valdemir Ramos dos Santos, 53 anos, também comemorou essa nova parceria e convidou mais produtores para participarem. “Quem trabalha certinho, tem produto de qualidade, deve participar porque é uma forma de vender os produtos, sabendo que vai receber certo por eles”, garantiu.

Incentivo
Para o secretário municipal de Agricultura, Éder Fonzar Granato, essa lei vai de encontro à política da administração municipal de incentivo ao produtor rural. “Com a oportunidade de entregar produtos à merenda escolar, o produtor rural poderá diversificar sua produção, saindo da monocultura e fortalecendo a agricultura familiar. O secretário municipal Educação, Cledivaldo Aparecido Donzeli, também destacou benefícios dessa parceria. “Temos uma maior agilidade na compra e entrega dos alimentos, sabemos da origem dos produtos e sua qualidade. Os alunos também passam a conhecer a importância da agricultura familiar e a procedência dos alimentos que estão comendo na escola. É a garantia da qualidade da alimentação escolar e estímulo ao produtor rural”, concluiu.

Para participar
O produtor rural de Penápolis e região que quiser participar desse programa, deve fazer seu cadastro na Secretaria de Agricultura, que fica no piso superior do Paço Municipal (avenida Marginal Maria Chica, 1.400) e falar com o engenheiro agrônomo Sérgio Eduardo Rodrigues. Vale ressaltar que para participar, o produtor precisa cumprir alguns requisitos como garantia da quantidade dos produtos, qualidade, frequência de entrega, transporte, higiene entre outros itens que deverão tomar conhecimento na prefeitura. Secom – PMP

Foto: Produtores descarregam seus produtos na Cozinha Piloto, que distribuirá para a merenda escolar

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade