Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/12/2009

Alerta: Vigilância orienta população sobre importância da prevenção a dengue

DA REPORTAGEM

Diferente de algumas cidades de nossa região como Araçatuba que já computou 119 casos de dengue, Penápolis até o momento registrou apenas dois, sendo um importado de São José do Rio Preto. Segundo a funcionária da Vigilância, Lucimari Domingues Oliveira, mesmo sendo registrado apenas estes casos, é de fundamental importância que a população se conscientize do problema, principalmente neste período de chuvas que favorece a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença. “Graças ao trabalho rotineiro dos agentes comunitários que foi intensificado com visitas às residências a cada dois meses, não registramos mais casos na cidade”, comentou. Ela acrescentou que como novembro é considerado pelo calendário da Secretaria Estadual de Saúde como um mês de mobilização pela causa, atividades diferenciadas estão sendo executadas junto à comunidade. “Fizemos um plano de intensificação nas casas, onde além da visita foram entregues sacos de lixo, orientando aos moradores a importância de se manter o quintal limpo não deixando criadouros para o mosquito”, enfatizou. Além das residências, a equipe realizou palestras em indústrias e empresas, e um trabalho com os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. Lucimari destacou também que no Dia de Finados, foram distribuídos panfletos nos cemitérios, orientando os munícipes os procedimentos adequados com os vasos de flores nos túmulos.

Índice
Segundo dados divulgados pela Vigilância, o índice de breteau, que mede a infestação do mosquito aedes aegypti na cidade foi alto, registrando 2,06%, considerando que o máximo tolerável, preconizado pelo Ministério da Saúde é 1%. Em outra pesquisa feita pela Sucen, o índice na cidade está 5%. “O vírus que está circulando em nossa região conforme pesquisas é o número 2 e se não houver os devidos cuidados pode causar manifestações graves como a dengue hemorrágica”, revelou Lucimari. Para isso, a funcionária da Vigilância garante que é fundamental a colaboração e mobilização da população penapolense, fazendo a sua parte na prevenção a doença. “Se alguém apresentar os sintomas como febre alta, dor de cabeça e no corpo, dor no fundo dos olhos, vômito e diarréia acompanhada de febre alta deve procurar a unidade de saúde mais próxima para serem tomadas as devidas medidas cabíveis e não se automedicar como fazem algumas pessoas”, finalizou. (IA)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade