Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/01/2019

Alerta contra o Aedes: Mais de 30 imóveis são notificados por risco à saúde pública

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Os moradores receberão a visita dos agentes em um trabalho de prevenção a proliferação do mosquito

Em dois dias de trabalho, nesta quinta e sexta-feira, equipes do Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica intensificaram o combate ao Aedes aegypti e notificaram mais de 30 proprietários de imóveis para a limpeza, retirando todos os detritos e materiais depositados no local pois apresentam risco a saúde pública do município. O serviço deve ser executado em até 20 dias, sob o risco de multa no valor de R$631,45.
Caso haja reincidência, a multa é dobrada atingindo o valor de R$1.262,90. As penalidades estão previstas nas Leis 1643/09, 2041/15 e 2043/15. A Vigilância notificou 28 imóveis desabitados para a limpeza e outras seis residências onde foram encontrados focos no mosquito Aedes aegypti.
Os moradores encontrados nas residências são notificados pessoalmente para providenciar a limpeza. No caso de imóveis desabitados, os proprietários são notificados por edital com publicação no Diário Oficial do Município, disponível no site www.penapolis.sp.gov.br.
As equipes percorreram a região central da cidade em uma busca por locais que possam abrigar criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os trabalhos também são uma forma de prevenir o aparecimento de escorpiões e o mosquito palha, transmissor da leishmaniose e terá duração de 6 meses.
Os agentes comunitários de saúde de todas as unidades básicas também executam o trabalho de busca por criadouros e orientação a população. Os moradores devem ficar atentos pois haverá uma intensificação nas visitas domiciliares para prevenir a proliferação do mosquito.
Segundo o encarregado do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Franklin Cordeiro, a equipe verifica e orienta os proprietários dos imóveis a executar a limpeza e eliminar locais que possam se tornar criadouros do Aedes. 
“Encontramos focos do mosquito em locais de fácil acesso como vasos e pratinhos de plantas, encanamentos de águas pluviais e bebedouros de animais. Por isso, precisamos de uma atenção especial dos moradores com os cuidados em suas próprias residências”, destacou.
“Há um enorme risco de que Penápolis enfrente uma nova epidemia de dengue, como a ocorrida em 2015, que vitimou oito pessoas. Agora temos uma grave complicação que são as doenças zika e chikungunya que podem deixar graves sequelas nas pessoas infectadas. Pedimos que a população intensifique os cuidados”, concluiu o encarregado.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade