Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/01/2009

Ajuda: Dom Mauro Morelli propõe projetos de Segurança Alimentar

Detalhes Notícia

Em visita ao gabinete do prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos, o bispo penapolense Dom Mauro Morelli apresentou diversas propostas e projetos de melhoria da qualidade de vida, focando especialmente a Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Atualmente residindo em Indaiatuba, Dom Mauro Morelli é Presidente do Instituto Harpia Harpyia – Agência de Defesa e Promoção do Direito Humano ao Alimento e à Nutrição, atuando em assessoria a projetos desta área em diversos estados brasileiros. De acordo com o prefeito João Luís, Dom Mauro é a referência nacional e internacional em ações e políticas públicas em defesa dos direitos humanos. “Além disso, é um orgulho para a nossa cidade tê-lo como essa referência. Será, sem dúvida, uma grande honra para todos nós desenvolvermos projetos e ações que venham melhorar a qualidade de vida de nossa população, sendo Penápolis vanguarda regional também nessa área”, disse o prefeito.
Dom Mauro Morelli, explicou que baseada no tripé “quantidade, qualidade e regularidade”, a segurança alimentar e nutricional tem como meta assegurar a todos o direito a uma boa alimentação. “Isso significa não somente o combate à fome e a distribuição de alimentos, mas também envolve saneamento básico, habitação, educação, saúde, abastecimento, agricultura, trabalho e renda e muitos outros assuntos”, esclareceu Dom Mauro. 
Segundo ele, é preciso inverter o pensamento de que agricultores familiares devam plantar para ganhar dinheiro. “É preciso conquistar recursos para que se invista no plantio de alimentos de qualidade, gerando qualidade de vida, emprego e renda, ou seja, sustentabilidade. O foco é a produção e distribuição de alimentos de qualidade, gerando emprego e renda para as famílias, constituindo um circulo virtuoso na sociedade”, concluiu.

Histórico de Dom Mauro
Dom Mauro Morelli é penapolense. Bispo fundador da diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti, na baixada fluminense (RJ) e por 24 anos, desenvolveu naquela região diversos projetos junto à sociedade civil para combater a pobreza e os males da fome. O “Mutirão Contra a Desnutrição Materno Infantil” é um dos projetos que durante vários anos combateu a mortalidade infantil na região metropolitana e se tornou referencia nacional, inclusive oferecendo base importante para o “Mutirão contra a miséria e a fome” da CNBB em 2002.
Para se dedicar integralmente à causa do direito humano ao alimento e à nutrição apresentou a renúncia e foi dispensado do governo pastoral da Diocese de Duque de Caxias pelo Papa João Paulo II em março de 2005. Integrou no período de 2003 a 2006 , o Comitê Permanente de Nutrição da ONU (SCN-UN), pelo qual foi designado promotor de nutrição. Assim comissionado, empenha-se na implantação em todo o país da Política Nacional de Alimentação e Nutrição para que nenhuma criança morra e possa viver na terra pelo menos cem anos (cfr. Isaías, 65). Para consolidar sua caminhada na luta pelo direito humano ao alimento e à nutrição, em 16 de outubro de 2004, Dia Mundial da Alimentação, Dom Mauro fundou o Instituto Harpia Harpyia – Agência de Defesa e Promoção do Direito Humano ao Alimento e à Nutrição, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que hoje atua com projetos e articulações da Política de Segurança Alimentar nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco. Secom – PMP

Foto: Bispo Dom Mauro Morelli esteve recentemente em visita ao gabinete do prefeito João Luis dos Santos

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade