Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/05/2007

Agronegócio: A cultura cafeeira completa 280 anos no Brasil

O Dia Nacional do Café é comemorado no dia 24 de maio e, como se sabe, há muita história por trás deste grão que chegou em território brasileiro em 1727. Alimento peculiar cuja tradição é secular, protagonizou cenas importantes no âmbito econômico, social e cultural do Brasil.

Em relação à economia, o Brasil é hoje o maior produtor de café, sendo responsável por 30% do mercado internacional. Tratando-se de commodities, o café foi o quinto produto agrícola mais exportado no ano passado pelo país, que tem Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Paraná como estados destacados no que se diz respeito à produção cafeeira do centro-sul.

O consumo mundial, segundo a Organização Internacional do Café, cresce 1,5% ao ano, na média. No Brasil, o consumo interno surpreende, pois evoluiu 19,2% desde 2003, crescendo de 13,7 milhões de sacas para as atuais 16,33 milhões. O consumo por habitante/ano (per capita) foi de 4,27 kg de café torrado, isto significa quase 70 litros para cada brasileiro.

A ABIC, Associação Brasileira da Indústria de Café, diz que as razões para o aumento do consumo interno podem ser atribuídas a melhoria contínua do café, através de investimentos em tecnologia e marketing, e também à percepção positiva sobre ele junto aos consumidores.

Os Estados Unidos da América lideram a lista dos maiores consumidores do mundo. A segunda colocação é do Brasil, que tem a expectativa de em 2010 ocupar a liderança em função do crescimento atual, conforme Nathan Herszkowicz, presidente da ABIC.

Em 2006 a pesquisa "Tendências do Consumo de Café no Brasil" foi realizada e constatou que 94% dos entrevistados bebiam regularmente a bebida, segundo a ABIC. Já a percepção errônea de que o café faz mal à saúde também está sendo revertida, com programas como Café e Saúde, feito pelo CDPC, Conselho Deliberativo da política do Café.

Para 2007, a ABIC tem a expectativa de que o consumo interno evolua para 17,4 milhões de sacas, o que representa 52% da safra a ser colhida. O agronegócio Café emprega hoje mais de oito milhões de pessoas, de acordo com o MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O consumidor moderno tem a sua disposição não somente o café tradicional, uma vez que pode escolher nas prateleiras se o café será descafeinado, granulado, solúvel, com sabor suave, forte ou extra-forte, entre outros. É a indústria do café aperfeiçoando-se frente a uma nova geração, em que a Coca-Cola e novas tendências disputam mentes e corações.

 

História e curiosidades

Entre os diferentes ciclos econômicos pelos quais o Brasil passou, como o da cana-de-açúcar, da borracha e do ouro, surge também o café, que deu poder àqueles que ditavam a política na República Velha, formando a conhecida política do "café-com-leite", exercida por Minas Gerais e São Paulo.

Após esse tempo de fortaleza, o café enfrentou uma grande crise que abalou o mundo, foi a quebra na bolsa de valores de Nova York em 1929, um verdadeiro golpe para a estabilidade da economia cafeeira. 

Porém, o café é um produto conhecido há bem mais que os 500 e poucos anos do Brasil. É atribuída aos árabes a iniciação do consumo regular de café, que lentamente foram convertidos ao islamismo e ao hábito saudável de tomar café.

A bebida teve como consumidores ilustres Moisés, Rei David, o profeta Maomé e pensadores como Voltaire e Goethe, além de Romário, o baixinho que figura na lista dos apreciadores contemporâneos, chegando a tomar 10 xícaras por dia.

Há mais de dez anos existe o projeto de lei que pretende inserir o café na merenda escolar, proposto pelo senador Gerson Camata (PMDB-ES) em Brasília.

O site Coffee Break, que disponibiliza informações do setor cafeeiro, diz que em países como a França o produto, muitas vezes, é bebido juntamente com chicória. Na Áustria pode-se bebê-lo com figos secos, para a estranheza de muitos brasileiros. 

Já na África e no Oriente Médio é comum acentuar o sabor do café com algumas especiarias, tais como canela, alho ou gengibre. E por fim, na Grécia, o café é acompanhado por um copo de água gelada. (Geso Jr.)

 

Vai uma xícara de saúde aí?


* A bebida é excitante do sistema nervoso, ativa o cérebro e a circulação do sangue, é tônico do coração e dos músculos, combate derrame cerebral, asma, diarréia e embriaguez.

* Café pode fazer bem para a saúde e pode ajudar a melhorar o humor, e prevenir a depressão, o suicídio, algumas doenças cardiovasculares, o câncer, o diabetes tipo II e o Alzheimer.

* Possui ação antioxidante por possuir polifenóis, isto é, combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e doenças como o câncer o infarto do coração.

* Quatro xícaras de café por dia aumentam a memória imediata, a atenção e a concentração, melhorando a aprendizagem escolar. Claro, tudo isso aliado a uma vida saudável.

 

Fontes: MAPA, ABIC, Café e Saúde

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade