Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/03/2016

Agricultura reúne coordenadores das Hortas Comunitárias

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Participaram da reunião cerca de 100 coordenadores e vice-coordenadores do projeto Hortas Comunitárias

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente realizou na noite da última quinta-feira, 03, uma reunião com os coordenadores e vice-coordenadores das Hortas Comunitárias, projeto mantido pela Prefeitura de Penápolis e que já recebeu premiação nacional.
A reunião aconteceu na Câmara Municipal, conduzida pelo secretário municipal de Agricultura, Arata Assami, e contou com a presença de aproximadamente 100 participantes. Atualmente, Penápolis conta com cerca de 50 Hortas Comunitárias que beneficiam mais de 2 mil famílias com a produção de hortaliças.
O coordenador geral do projeto Hortas Comunitárias, José Caetano Rebesco, orientou os coordenadores sobre novas regras para auxiliá-los na condução das hortas e fez comentários gerais sobre melhorias e problemas pendentes. José Caetano foi bastante elogiado pela condução do trabalho com firmeza, honestidade e sabedoria em orientar as famílias do projeto e também por resolver algumas reclamações. O chefe de serviço de Agricultura, José Antônio Oliveira também pediu empenho dos munícipes para limpeza das hortas e da cidade.
A funcionária do CEA (Centro de Educação Ambiental), Fernanda Campachi, orientou os usuários a economizarem na água da irrigação e evitar desperdícios que podem aumentar a proliferação do mosquito da dengue e outras doenças. A encarregada da Vigilância Epidemiológica, Lucimari Domingues Oliveira, falou sobre a importância do mutirão para retirada de entulhos que são focos de criação do Aedes aegypti que provocam dengue, chicungunya e zika, conclamando a população a participar ativamente na ação.

Associação
Durante a reunião, o secretário de Agricultura, Arata Assami, falou sobre a necessidade de criar uma Associação das Hortas Comunitárias a fim de conseguir captar recursos para investimento no projeto.
Na ocasião, o funcionário do Banco do Brasil, Aderbal José de Melo, apresentou os programas da Fundação Banco do Brasil que contemplam a doação de veículos e equipamentos agrícolas para Cooperativas e Associações. Ele também se ofereceu para orientar a Associação em como participar desses programas.
“Esse programa do Banco do Brasil vai ao encontro de nossas necessidades, pois o projeto de Hortas Comunitárias precisa de veículos para transportar adubo, calcário para as hortas, bem como diversos equipamentos agrícolas para a implantação de novas e manutenção das Hortas Comunitárias existentes”, comentou o secretário Arata Assami.
A secretária de Planejamento, Fátima Rahal, falou sobre a importância da Associação para obter recursos e auxílios governamentais e também se colocou à disposição para ajudar na criação da Associação, orientando os coordenadores quanto à sua organização.

Prêmio
O secretário de Agricultura, Arata Assami, lembrou os coordenadores que em 2010, o projeto Hortas Comunitárias conquistou troféu nacional do Prêmio ODM - Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, oferecido pela ONU (Organização das Nações Unidas). O Prêmio ODM foi lançado pela ONU no período de 2000-2015, para que todos os 191 países participantes atingissem as 8 metas para tornar o mundo melhor. “Em 2010, Penápolis ganhou 3 das 8 premiações. Mas até o ano passado, em 2015 Penápolis já tinha atingido todas as 8 metas propostas”, comentou.
De acordo com o secretário Arata Assami, durante a gestão do prefeito Célio houve um avanço significativo para que Penápolis conseguisse atingir todas as 8 metas. “Recentemente, a Administração Municipal encaminhou à Câmara de Vereadores o ante-projeto Parceria Público Privado (PPP) que é a oitava meta do ODM, que estabelece parcerias para o desenvolvimento, que é ‘Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento’”, concluiu o secretário.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade