Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/06/2007

Agricultura e Daep: Parceria garante produção de composto orgânico

Detalhes Notícia

Uma parceria firmada entre a Secretaria de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Penápolis e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) está possibilitando, com sucesso total, a produção de composto orgânico oriundo da trituração dos galhos gerados pelas podas de árvores da cidade.

Tal atividade visa praticar o desenvolvimento sustentável baseado no aproveitamento do material que é freqüentemente gerado através da atuação da Secretaria de Agricultura, por meio da manutenção praças, demais prédios públicos e pedidos da comunidade.

Os galhos são triturados e passam por um processo de decomposição; depois disso o composto orgânico é destinado às hortas das escolas municipais, barracões comunitários e  as hortas comunitárias de diversos bairros da cidade. De acordo com o secretário de Agricultura, Eder Fonzar Granato, a utilização do triturador possibilita a destinação correta dos resíduos das podas de árvores, cujo volume é muito grande.

"Com isso são evitados o acúmulo de galhos e troncos no aterro sanitário, aumentando sua vida útil, e as queimadas deste material, ocasionando a poluição. Temos também a vantagem de ajudar no enriquecimento do solo das hortas de escolas, barracões e dos bairros, com o adubo orgânico gerado", observou o secretário Eder Granato.

Ele revelou ainda que este trabalho vem contando com apoio técnico do CEA (Centro de Educação Ambiental), através da bióloga Regina Ferlini Teixeira, e da Casa da Agricultura, através da veterinária Arlete Aparecida Gutierrez.

"Temos recebido uma grande contribuição no que diz respeito à preparação do adubo, já que sua produção implica em vários cuidados com a matéria-prima e um tempo determinado para que esteja pronto, com todas as características necessárias. Por esta razão a parceria tem dado tão certo", disse.

 

Distribuição

Segundo informou o técnico agrícola Márcio José de Farias, que coordena o Projeto Hortas Comunitárias, como a quantidade de adubo produzida até o momento não atenderá toda a demanda, o mesmo será distribuído primeiramente às hortas onde o solo está mais carente de nutrientes.

"Para isso já efetuamos um levantamento que possibilitou avaliar onde distribuir prioritariamente o composto. No decorrer do ano, conforme a produção, todas as 53 hortas comunitárias irão recebendo o produto", falou Márcio.

Ele contou que atualmente estão prontos para utilização cerca de 60 toneladas do adubo. O material encontra-se depositado na área do aterro sanitário, onde dois funcionários, sendo um do Daep e outro da Secretaria de Agricultura, trabalham no seu preparo. "É necessário molhar e revolver o material orgânico para que o processo de decomposição se dê da forma adequada. Isso leva em média seis meses para acontecer", disse.

"Com certeza a introdução deste composto nas hortas será excelente para a produtividade, pois o adubo deixa o terreno mais fofo, libera nitrogênio e acelera o crescimento da planta", acrescentou.

A máquina trituradora de galhos de grande porte utilizada para este trabalho foi a adquirida pela Prefeitura no ano passado através de recursos da ordem de R$ 65 mil, oriundos de convênio com o Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição), que é um órgão ligado à Cetesb (Companhia de Tecnologia em Saneamento Básico). Ela fica instalada na área do aterro sanitário da cidade. Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade