Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/03/2008

Agricultura contribui para a melhoria de pastagem

Detalhes Notícia

Dentre as ações desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Penápolis, estão o apoio e orientação técnica destinados aos pequenos produtores rurais.
O auxílio dado pela Secretaria beneficia os agricultores do município e também as famílias cuja renda provém da atividade de pecuária leiteira. Nesse caso, além da orientação técnica feita pelo funcionário José Antônio, a Secretaria de Agricultura disponibiliza aos pequenos produtores o maquinário necessário para o preparo do solo e melhoria de pastagem. “Auxiliando os pequenos produtores rurais na melhoria de pastagem, conseqüentemente a família terá uma melhoria de produtividade de leite através do manejo ideal do rebanho bovino da pecuária leiteira”, analisou o secretário de Agricultura, Éder Fonzar Granato.
De acordo com o secretário, esse tipo de serviço auxilia o micro e pequeno produtor rural incrementando sua produtividade. “Agregamos valores à produção, possibilitando a sobrevivência da agricultura familiar e a fixação do homem do campo”, frisou.

Beneficiados
No bairro rural Urutágua, a Chácara Sabiá, que é propriedade de Valdir de Martins, 63 anos, recebeu auxílio para a melhoria de pastagem. “O apoio dado pela Secretaria de Agricultura foi excelente, porque eu não tinha experiência na área, antes eu trabalhava no setor de metalurgia. Então a Prefeitura orientou na plantação de brachiária, entregou as sementes, adubo e ainda auxiliou na preparação do solo”, comentou Valdir. Em sua propriedade, já é possível notar a melhoria de pastagem. Noventa dias após a plantação da brachiária, a área de pastagem já está pronta para receber o rebanho. O proprietário rural Eunivaldo Alves Guimarães, do Sítio São José, também recebeu o auxílio de preparo do solo para a plantação de sorgo. “Com a época da seca, o sorgo é usado como um complemento da alimentação do gado. A planta tem crescimento de até 2,3 metros de altura”, explicou o proprietário.

Valorização
“A Secretaria de Agricultura vem cumprindo uma meta da Prefeitura de Penápolis que é atender o produtor rural e valorizar a diversificação de agricultura no município”, enfatizou o secretário Éder Granato. Ele ainda informa que os proprietários interessados em receber orientações técnicas devem entrar e contato com a Secretaria de Agricultura através do telefone 3654 2518 e pedir atendimento com o funcionário José Antônio. Secom – PMP

Foto: O secretário Éder Granato e José Antônio (ao centro), com os produtores rurais Eunivaldo e Valdir (direita)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade