Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/07/2007

Agricultor lança livro de poemas sobre a vida no campo

Detalhes Notícia

O agricultor Natalino de Mello, 70, residente em Penápolis há 37 anos, realizou há cerca de dois meses o sonho de publicar um livro. A obra, intitulada “Paixão de Caboclo”, reúne poemas e poesias escritas por ele ao longo de décadas. Com a ajuda de amigos, que buscaram patrocínio para a impressão de 200 exemplares, Natalino pode folhear, orgulhoso, as páginas de versos que representam todo seu trabalho com a terra e os costumes do sertanejo.

Apaixonado pela vida no campo, divide seu tempo entre a construção de verso, cuja inspiração considera partir da própria natureza, e o cuidado com o gado no sítio onde mora, no bairro Córrego dos Pintos.

Há cerca de oito anos, por meio de um convite feito por Frei Mauro Strabelli, Natalino compôs a letra da canção “Missa dos Violeiros”.

 

Sonho

Dedicado a rimas e harmonias das frases desde criança, conta que iniciou aos 12 anos a prática da escrita em verso, guardando com cuidado o caderno ao qual recorre quando sente vontade de registrar medos, dificuldades, imprevistos da natureza e os ‘causos’ preservados nas rodas de conversa depois do trabalho pesado. Devoto de São Francisco, Natalino também traduz em versos a sua fé. “Fui escrevendo e juntando muitos poemas então percebi que já era hora de reunir isso num trabalho”, comentou ele, que contou sobre as dificuldades previstas. “Tinha um sonho, mas ao mesmo tempo achava que não daria certo porque sou uma pessoa muito simples, não tenho estudos”, disse, “Mas superei tudo isso com a ajuda de pessoas que me incentivaram”, acrescentou.

 

Memória

E o incentivo foi o que levou Natalino a se empenhar na produção de um segundo livro, para o qual ele já tem 20 poemas prontos.

O tema central da nova obra, que deve ser lançada no próximo ano, é a cidade de Penápolis na época de sua fundação.

Os versos foram construídos através de recordações das histórias que o agricultor ouvia de seu pai, que em 1906 partiu da cidade de Franca para as terras ainda recém desbravadas. “São as memórias que tenho das tantas histórias que ouvia quando criança sobre os tempos anteriores à fundação da cidade”, disse o agricultor, que demonstra vontade e inspiração ilimitadas.

“Agora não vou parar mais de escrever. Tive um incentivo e é o incentivo que faz as pessoas crescerem”, comemorou, “Todos tem capacidade de escrever porque cada um pode ter seu mundo de inspiração”, finalizou.

Interessados em adquirir um exemplar do livro podem entrar em contato com Natalino pelo telefone 9114-9957. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade