Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/07/2019

Agradecimento: Vítima de sequestro em Araçatuba visita PMs do Copom

Imagem/Regional Press
Detalhes Notícia
GCM Dantas junto com policiais militares do Copom de Araçatuba

DA REDAÇÃO

A história do Guarda Civil Municipal de Araçatuba Evaldo Dantas Rodrigues que foi sequestrado naquela cidade no último dia 08 e que foi resgatado após a ação da Polícia Militar em Penápolis teve mais um capítulo nesta semana. Desta vez a história foi de agradecimento aos policiais do Copom da PM de Araçatuba durante uma visita ao CPI-10, que foi divulgada pelo site Regional Press, também de Araçatuba. Na oportunidade, ele, que também é taxista, agradeceu o empenho dos policiais militares que estavam de plantão naquela fatídica madrugada. “Se hoje eu estou vivo é por causa de vocês”, disse ele ao agradecer aos PMs.
Foi através da ação dos policiais ainda na sede do Copom em que foi possível identificar a placa e o modelo do veículo em que o Rodrigues era mantido como refém no porta-malas e que era usado para a fuga dos bandidos. 
Segundo o que foi divulgado pelo Regional Press, tudo começou com uma ligação feita pela própria vítima, que estava rendida no porta-malas. Na sala do Copom, o cabo Sales atendeu o chamado, mas foi difícil identificar, de imediato, o que a vítima dizia.
A PM recebe, diariamente, dezenas de trotes pelo telefone, mas, nesse caso, o policial conseguiu identificar a veracidade no pedido de socorro da vítima.
Amarrado no porta-malas do carro, o taxista notou que o celular ainda estava no bolso da jaqueta. Ele conseguiu soltar as mãos e ligou para o 190. A ligação durou menos de 30 segundos.
Com voz baixa, a vítima disse que estava sendo assaltada e passou a placa do veículo. Como a ligação estava muito ruim, o policial anotou os números, mas não conseguiu identificar as letras da placa.
Nesse meio tempo, pela luminosidade do celular, os assaltantes notaram que a vítima estava usando o aparelho no porta-malas. Os bandidos, que seguiam para Penápolis, pararam o veículo e tomaram o celular do taxista, que foi espancado.
Ao mesmo tempo, os policiais do Copom, em Araçatuba, tentavam entender o que havia sido passado pela vítima. Por meio da gravação da conversa, o sargento Vitor identificou uma letra da placa.
Os policiais tiveram a ideia de incluir o número do celular da vítima, registrado no sistema, no WhatsApp e assim acessar a foto dele. Um dos PMs reconheceu o taxista e identificou que ele era GCM.
Por meio de combinações no sistema, os policiais chegaram até a placa exata do carro. A informação foi passada para toda a região.
Com a identificação do carro, a Polícia Rodoviária apurou que o veículo havia passado pela praça de pedágio de Glicério.
De fato, os assaltantes tinham a intenção de chegar até Barbosa. A própria vítima escutou uma conversa entre os dois assaltantes e um terceiro bandido que já os esperava. Mas, os criminosos se perderam ao entrar em Penápolis.
Segundo a vítima, o carro ficou estacionado em uma localidade que depois se descobriu tratar-se do bairro Pereirinha.
Evaldo Dantas contou durante a visita ao quartel que voltou a acreditar que sairia vivo ao escutar uma sirene da Polícia Militar. “Eu estava no porta-malas sem saber o que iria acontecer e foi muito bom ouvir aquele som que renovou a minha esperança”, disse o taxista.
A sirene veio de uma viatura que identificou o carro roubado. Ao notar a PM, os assaltantes tentaram escapar em alta velocidade e chegaram a bater o carro a cerca de 80 km/h em um trailer na rua Ramalho Franco.
Os bandidos fugiram correndo a pé para uma área verde. Bastante machucado, o taxista foi resgatado pela PM e levado para atendimento médico. Os criminosos roubaram a arma do GCM, uma pistola calibre 380, municiada.

Sequestro
Segundo o que havia sido divulgado, a vítima contou para a polícia que estava trabalhando próximo ao recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba, onde ocorria uma feira agropecuária, por volta da 01h00. Ele conduzia um veículo Honda HR-V, cor prata, ano 2017, quando dois indivíduos solicitaram uma corrida com destino à cidade de Birigui.
No caminho, um dos bandidos pediu para o motorista parar, alegando que precisava urinar. Quando ele parou o veículo, os bandidos, um deles armado, anunciou o assalto.
Na ação, a vítima acabou reagindo, sendo que os três entraram em luta corporal, momento em que o motorista passou a ser agredido com diversos socos e coronhadas na cabeça. Ao ser contido ele foi colocado no porta-malas do veículo enquanto os bandidos fugiram com o carro.
Com a informação obtida através da ligação da vítima, policiais militares fizeram buscas na região na tentativa de localizar o veículo.
No trajeto, os bandidos teriam se perdido e entrado em Penápolis. Enquanto circulavam pela cidade, eles se assustaram ao cruzarem com uma viatura da polícia, e empreenderam fuga em alta velocidade, sendo seguido pelos policiais, que imediatamente comunicaram os demais companheiros.
Na fuga, quando já estavam no final da rua Dr. Ramalho Franco, no bairro Santa Terezinha, os bandidos perderam o controle do veículo e acabaram se chocando contra outro veículo que estava estacionado e também contra um trailer, danificando o carro que usavam para a fuga. Os bandidos fugiram a pé.
Entretanto, horas depois, um deles foi preso em Araçatuba. Ele havia procurado um mototáxi e retornou para aquela cidade, mas foi identificado e preso. 

(Com Regional Press)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade