Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/09/2014

Agosto tem o menor registro de contratação do 1º emprego

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O coordenador do Instituto de Profissões, Manoel Feliciano, informa que existem diversos cursos de capacitação para os que buscam o 1º emprego

DA REPORTAGEM

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – vinculado ao Ministério do Trabalho – apontou que o mês de agosto foi o pior do ano em contratações de jovens para o primeiro emprego com carteira assinada. Apenas 32 pessoas tiveram seu primeiro registro formal, média de apenas uma nova pessoa inserida no mercado de trabalho por dia. O número também é ruim quando comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram 49 carteiras de trabalho com o primeiro registro em Penápolis. Um levantamento feito pelo DIÁRIO DE PENÁPOLIS com base nas informações do conteúdo mensal publicado pelo Caged revelou que desde abril as contratações para o primeiro emprego têm caído no decorrer dos meses. O ápice das contratações ocorreu em março, quando 136 pessoas foram inseridas formalmente no mercado, no primeiro mês de 2014, foram 76. Em fevereiro este número subiu para 97, e março foi o melhor mês com 136 contratações. A partir daí, o registro em carteira de quem buscou o primeiro emprego formal caiu gradativamente. Em abril foram 74 contratações, maio caiu para 56, junho 44, Julho 43, fechando com o mês de agosto com 32 contratações. Dentre estas pessoas inseridas no mercado de trabalho com o primeiro registro formal está a técnica em edificações Bianca Zacheu, de 19 anos. Recém-formada, apesar de possuir registro e desempenhar as funções de uma auxiliar administrativa em uma construtora da cidade, ela considera a oportunidade fundamental para adquirir mais conhecimento. “Aqui desenvolvo atividades de uma auxiliar administrativa, mas estou cercada de profissionais que muito me auxiliam com experiências que podem ser fundamentais para o desempenho de minha função no futuro”, comentou. Bianca acredita que, apesar das poucas contratações de jovens em seu primeiro emprego nos últimos meses, oportunidades não faltam em Penápolis, mas o que se necessita é de gente capacitada. “Acredito que falta qualificação. O jovem está bastante acomodado, apenas entrega um currículo e espera ser chamado, mas esquece que falta o fundamental: a iniciativa, correr atrás da profissionalização e ser um diferencial entre os demais”, ressaltou. Além da dedicação em aprender com os profissionais da qual está cercada, Bianca acrescentou que não pretende parar, quer buscar cada vez mais qualificação. “Recentemente fiz um curso de AutoCad (programa de computador para o desenvolvimento de desenhos técnicos na área de arquitetura) e pretendo buscar mais conhecimento na área. Além disso já decidi fazer uma faculdade de Engenharia Civil. O mercado pede qualificação, então tenho que me adequar a ele”, enfatizou. 

Capacitação
Para o jovem que queira uma capacitação profissional e assim se inserir no mercado de trabalho, uma boa opção são os cursos gratuitos oferecidos pelo Instituto Municipal de Profissões, inaugurado em maio de 2013, que possui parcerias importantes com o Senai, Via Rápida Empregos, entre outros programas de capacitação e inserção no mercado. Segundo o coordenador do Instituto, Manoel Feliciano de Oliveira, pelo menos 230 alunos - dos mais de 600 - são jovens que buscam o primeiro emprego. “Hoje, um dos principais trabalhos feitos pelo Instituto neste sentido é o do Jovem Aprendiz, voltado para jovens com idade inferior a 18 anos. Aqui ele recebe toda orientação e capacitação necessária e é indicado para empresas que fecham contrato com a pessoa para um período de experiência, e geralmente depois de um tempo, ela acaba sendo contratada pela empresa, gerando assim seu primeiro registro em carteira”, afirmou. Segundo ele, a expectativa para os próximos meses é de que as contratações referentes ao primeiro emprego cresçam na cidade. “Isso porque existem parcerias com empresas de calçados, com o curtume e até com o novo shopping para a contratação de mão de obra. São centenas de empregos que serão gerados até o fim do ano, sendo uma ótima oportunidade para aqueles que buscam o primeiro registro”, comentou. No entanto, ele ressalta que é fundamental que o jovem seja capacitado. “Existem cursos oferecidos pelo Instituto que podem ajudar muito, independente da idade, não somente para estas empresas que vão contratar até o fim do ano, mas para diversas áreas na cidade”, disse. Entre as opções estão os cursos de recepcionista, auxiliar administrativo, operador de computador, pesponto, costura, mecânica, tornearia, solda, pedreiro, assentador de pisos, encanador e eletricista. Para os interessados em realizar algum destes cursos e saber mais sobre projetos desenvolvidos basta procurarem o Instituto na avenida Antônio Veronese, 870 – próximo à rodovia Arnaldo Covolan.

 

Penápolis fecha agosto com saldo positivo

De acordo com o Caged, Penápolis conseguiu fechar o mês de agosto com saldo positivo de empregos. Na variação absoluta foram 33 vagas criadas, sendo registradas ainda 561 admissões contra 528 desligamentos. Se comparado ao mês anterior, julho, o número apresentado é satisfatório, pois naquele mês a cidade havia fechado com saldo negativo de 11 empregos. Na ocasião foram registrados 575 desligamentos contra 564 admissões. Em relação ao mês de agosto, dentre os setores que mais contrataram está o do alimentador de linha de produção com 42 admissões, em segundo o setor do comércio varejista, com 40, e o setor do servente de obras com 32 contratações ocorridas. O que mais demitiu em agosto em Penápolis foi o do trabalhador da cultura da cana-de-açúcar, foram realizadas 43 demissões. Se por um lado os setores do alimentador de linha de produção e do comércio varejista estão entre os que mais contrataram, por outro eles também estão entre os vilões da geração de empregos com 42 e 40 demissões ocorridas respectivamente.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade