Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/02/2018

Agilidade: PM implanta registro de ocorrência por meio eletrônico

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Viaturas são equipadas com os tablets usados pelos policiais nas ocorrências

DA REPORTAGEM

A Polícia Militar do Estado de São Paulo tem implantado uma novidade que deve agilizar o trabalho dos policiais na hora de registrar as ocorrências atendidas diariamente por eles. Na região, todos os 31 municípios da área de abrangência do 2º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), com sede em Araçatuba, já contam com o sistema de registros de ocorrências policiais por meio do Boletim de Ocorrência Eletrônico. 
Em Penápolis, por exemplo, nenhuma ocorrência da PM é registrada à mão, com uso de papéis, mas apenas por meio de tablets usados pela corporação da 2ª Companhia da Polícia Militar de Penápolis. De acordo com o 1º Tenente Zambrosi, comandante da 2ª Cia de Penápolis, além de gerar economia de papéis, a medida gera economia de tempo por parte dos policiais. “Isso porque eles passam a registrar as ocorrências por meio de tablets, não sendo necessário a preenchimento de formulários à mão. Isso significa que, com o preenchimento mais ágil, os policiais retornam ao policiamento nas ruas de forma mais rápida, garantindo mais tempo no patrulhamento”, explicou. 
Essa agilidade é garantida por que, através dos tablets, que são conectados à internet e ao sistema da Polícia Militar, os policiais conseguem levantar as informações sobre determinada pessoa ou veículo de forma mais rápida. “No caso de um acidente de trânsito, por exemplo, quando o policial pesquisa o RG dos envolvidos e a placa do veículo, o próprio sistema já lhe dá as informações registradas no banco de dados. Isso garante que todas as informações estarão corretas, sem o risco de erros que poderiam ocorrer se o policial tivesse que escrever tudo à mão”, acrescentou. 

Benefício ao cidadão
Ainda de acordo com o comandante, o cidadão será beneficiado, não somente com a melhora no patrulhamento das ruas, mas também com mais agilidade e facilidade na hora de ter acesso ao Boletim de Ocorrência registrado por ele. “Quando uma pessoa se envolvia em um acidente de trânsito, além de todo o transtorno de ter que acompanhar o policial à delegacia para o registro da ocorrência, ele ainda tinha que esperar até cinco dias úteis para ter acesso ao registro feito pela PM na sede da Cia”, afirmou. 
Com o Boletim Eletrônico da PM, a pessoa não precisa se deslocar à delegacia. Assim que encerrado o registro, é o próprio policial que entrega ao cidadão o número de um Token, uma espécie de senha, onde somente a parte envolvida terá acesso ao seu boletim através da internet e após apenas um dia útil, podendo, ele mesmo, imprimir sua via. 
O site para consulta é o www.policiamilitar.sp.gov.br, através do link “boletim de ocorrência eletrônico”. Entretanto, a PM ressalta que este novo trabalho não substitui o Boletim de Ocorrência feito pela Polícia Civil. Além disso, o 1º Tenente Bachiega, destacou que o uso de tablets permite aos policiais um registro mais completo das ocorrências. “Os policiais tem no tablet, a facilidade de fotografar o ambiente da ocorrência, dando maior dinâmica no documento e precisão nas informações”, destacou. 
Para ele, a medida é fundamental para as melhorias que vêm sendo implantadas pela Polícia Militar. “É o uso da tecnologia em benefício da polícia e do cidadão. Com mais agilidade no registro de uma ocorrência são mais viaturas fazendo o patrulhamento em benefício da população, sem contar a facilidade de acesso das partes ao documento”, ressaltou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade