Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/05/2016

Agentes comunitários trabalharão aos sábados também no mês de maio

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Cerca de 90 agentes trabalharão no bloqueio de criadouros, com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito

Com a prorrogação da Campanha Estadual “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, a Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis renovou a parceria com o Estado de São Paulo. Desta forma, os agentes de saúde e os agentes de saneamento continuarão o trabalho de visitação casa a casa aos sábados também neste mês de maio. Estes profissionais já haviam trabalhado aos sábados nos meses de março e abril, aderindo ao programa. O objetivo é intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
Neste mês, os agentes trabalharão no bloqueio dos criadouros do mosquito Aedes aegypti em bairros onde já foram registrados casos positivos de alguma doença. O bloqueio consiste na visita casa a casa para orientar e eliminar qualquer recipiente que possa acumular água (criadouro do mosquito), além da aplicação de larvicidas.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Alex Marques Cruz, essa é mais uma ferramenta no combate à proliferação das doenças transmitidas pelo Aedes.
“Todos os esforços devem ser concentrados na eliminação dos criadouros. Com essas visitas aos sábados acreditamos que encontraremos mais moradores, tornando o bloqueio mais efetivo”, destaca o secretário.

Parceria
Cerca de 90 agentes de saúde e de saneamento trabalharão durante a campanha nos dias 07, 14 e 21 de maio. Os servidores assinaram um Terno de Responsabilidade e Compromisso garantindo a participação aos sábados, durante o projeto.
Cada grupo de 10 agentes terá um supervisor, responsável pelo acompanhamento, boletins e relatórios que serão enviados à Sucen (Superintendência de Controle de Endemias).
Os agentes deverão preencher formulários atestando as visitas aos imóveis, como uma forma de prestação de contas ao Estado e à Sucen, para monitoramento do trabalho.
À Secretaria Estadual de Saúde, caberá o apoio técnico e orientação para o desenvolvimento das atividades previstas, o material educativo a ser utilizado nas ações. O Governo do Estado de São Paulo fará o pagamento de R$120,00 por dia trabalhado a cada agente, mediante repasses do Fundo Estadual de Saúde.

Quadro epidemiológico
Até o momento, Penápolis registrou 27 casos positivos de dengue e 2 casos positivos de zika. Não há casos positivos registrados de chikungunya. A partir destes casos positivos, a comprovação das doenças será feita por diagnóstico clínico epidemiológico, ou seja, a partir dos sintomas, sem a necessidade de exame laboratorial.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade