Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/04/2019

Aedes: Combate e limpeza urbana têm equipe intensificada

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
No trabalho em campo, equipe efetuou a limpeza e retirada de criadouros da linha férrea

As equipes de combate à dengue e de limpeza urbana foram intensificadas com o início dos trabalhos dos apoiadores que compõem a Frente de Trabalho contra o Aedes aegypti. Os 20 profissionais atuam junto ao Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica e Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.
Após a convocação dos candidatos classificados em Processo Seletivo, os profissionais começaram a trabalha na última segunda-feira, dia 22. Na Secretaria de Agricultura, após um rápido treinamento, os apoiadores estão auxiliando as equipes na limpeza de praças e áreas públicas.
No Serviço de Vigilância Epidemiológica os profissionais atuam no apoio às atividades dos agentes de combate a endemias. Na quarta-feira (24), os apoiadores passaram por um treinamento com os servidores do setor, com orientações técnicas sobre visitação casa a casa, controle de criadouros e orientação à população.
Os moradores podem ficar atentos que durante a visitação às residências, os profissionais estarão devidamente identificados. Os apoiadores de combate também receberão EPI (equipamentos de proteção individual) para exercer as atividades. Ainda será feito um treinamento prático com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias). 
Na quinta, os apoiadores já estiveram em campo para uma força tarefa fez a limpeza de um trecho da linha férrea localizada na região central da cidade. Segundo o encarregado da Vigilância Epidemiológica, Franklin Cordeiro, durante a limpeza, foram encontradas diversas embalagens plásticas que são criadouros para as larvas do mosquito Aedes aegypti. 
“É necessário que a população tenha consciência que ao descartar copos plásticos, embalagens de comida ou qualquer outro recipiente em local inadequado está colocando em risco a saúde de muitas pessoas. Encontramos um criadouro dentro de uma embalagem de salgadinho”, enfatizou.

Novos equipamentos
Para intensificar as ações de combate ao Aedes, o Serviço de Vigilância Epidemiológica adquiriu um termonebulizador termal, equipamento utilizado para a pulverização de inseticida. Durante o treinamento, os novos profissionais puderam conhecer o funcionamento do aparelho. “Este é um equipamento bastante moderno que traz mais segurança para a realização do fumacê”, afirmou o encarregado.
Os agentes de controle de endemias também passaram a utilizar nas últimas semanas um novo sistema para coleta de dados e controle do Aedes. Em um tablet, os servidores acessam o sistema SisaMob, onde são informados dados sobre a proliferação do mosquito. 
“Penápolis é uma das poucas cidades que passaram a utilizar esse sistema da Sucen. Passamos por um treinamento e agora utilizamos 15 tablets onde são inseridas informações que facilitam o controle de criadouros. São diversas ações para que o nosso trabalho seja o mais efetivo possível”, finalizou o encarregado.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade