Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/09/2015

Advogados de Penápolis participam de palestra com Sergei Cobra Arbex

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Sergei Cobra é advogado criminalista e pré-candidato à Presidência da OAB do Estado de São Paulo

DA REPORTAGEM

Advogados de Penápolis e também da região, além de pessoas ligadas ao Direito estiveram reunidos na noite de quarta-feira (23) para uma palestra do advogado criminalista e pré-candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, Sergei Cobra Arbex. O encontro ocorreu no Batata Restaurante e Pizzaria e foi articulado através dos advogados Márcio Reis e Rodolfo Valadão Ambrósio. Na oportunidade, Sergei falou sobre a delação premiada, que tem sido muito citada atualmente com a repercussão na mídia sobre o escândalo da Petrobrás. Segundo ele, esta é uma técnica de investigação consistente na oferta de benefícios pelo Estado àquele que confessar e prestar informações úteis ao esclarecimento do fato delituoso. “Este é um tema bastante em alta nos últimos dias e que tem chamado a atenção de advogados em todo o Brasil. Em minha palestra procuro esclarecer pontos importantes sobre a delação, mais precisamente chamada ‘colaboração premiada’ – visto que nem sempre dependerá ela de uma delação”, comentou. Ele também falou sobre a atuação da OAB perante os advogados. Para ele, a entidade precisa, de fato, representar o advogado. Ele chegou a citar casos onde advogados foram ofendidos no desempenho de suas funções e que não tiveram o respaldo necessário da Ordem. “A representação hoje não existe. Principalmente no interior de São Paulo, o advogado precisa ter esta representatividade, e a gente não vê isso de forma sistêmica. Isso deve ocorrer de forma direta e impessoal”, ressaltou. 

Prerrogativas
O advogado lançou recentemente a Cartilha de Prerrogativas. O pequeno livro de bolso traz nas 64 páginas “os instrumentos, os direitos dos advogados para exercer na sua plenitude a mais importante função de Estado: a Justiça”, cita. Entre os capítulos, destacam-se: Importância do Advogado; Liberdade de Exercício da Profissão; Sigilo Profissional – Direito e Dever; Inviolabilidade; Livre Acesso: Entrar, Permanecer e Sair; Uso da Palavra: Pela Ordem; Imunidade Profissional; Acesso aos Autos e Cópias; Desagravo; Comissão de Direitos e Prerrogativas; Conselho Nacional de Justiça. 

Sergei
Sergei Cobra Arbex é formado em Direito pelo Mackenzie. Tem 42 anos e é advogado criminalista há 20 anos. Foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional São Paulo (OAB-SP), presidente da Comissão de Prerrogativas (2007-2009), corregedor do Tribunal de Ética e Disciplina e diretor da CAASP - Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (2010-2014). Professor de Ética e Prerrogativas e Prática Penal da Faculdade de Direito da FAAP- Fundação Alvares Penteado, entre 2007 e 2014.  Ele é filho da ex-deputada e advogada criminal Zulaiê Cobra Ribeiro, autora da reforma do Judiciário que criou o Conselho Nacional de Justiça. 

(Rafael Machi – Com informações da assessoria de imprensa)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade