Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/07/2007

ADIs recebem capacitação do projeto “Entre na Roda”

Teve início na última terça-feira, 24, um ciclo de reuniões de capacitação com as ADIs (auxiliares de desenvolvimento infantil) que atuam nas creches municipais. A capacitação é referente ao projeto “Entre na Roda”, o qual tem objetivo de incentivar o gosto pela leitura. A coordenação está a cargo da professora Simone Angélica Mosca Yoshizawa. De acordo com a chefe do Serviço Municipal de Creches, Leonila de Aguiar Torrezan, as reuniões devem se estender até o final de setembro, sempre na Oficina Pedagógica “15 de Outubro”. Ela informou que foi elaborado um cronograma de participação das ADIs, para que as unidades não sejam fechadas todas no mesmo dia.

“Nesta semana, por exemplo, fechamos somente as unidades da Cidade Jardim, do Del Rey, da Vila Aparecida e o Caracol Sabido, do centro da cidade. Essa interrupção no atendimento se deu apenas no período da tarde, para que as funcionárias pudessem receber o treinamento, que se reverterá em benefícios para as próprias crianças atendidas”, explicou Leonila.

“As próximas unidades cujas funcionárias passarão pela capacitação serão a do Jardim Alphaville, da Vila Planalto, do Mutirão e do Eldorado. Elas estão agendadas para o dia 16 de agosto”, contou. A chefe das creches informou que o projeto Entre na Roda está em andamento nas unidades desde o último mês de março. Através dele as equipes estão apresentando o mundo dos livros às crianças, desde o berçário. “Todos, desde os mais pequenos, estão gostando muito da experiência, pois a leitura diária tem deixado a rotina mais alegre, mais especial. Os bebês inclusive já estão adaptados com os livros próprios que adquirimos para eles, de materiais como tecido e espuma”.

 

A Capacitação

O processo de irradiação, como é chamada a transmissão das orientações do projeto, está sendo reforçado pela professora Simone Mosca que, juntamente com a bibliotecária Solange Chótolli, que é responsável pela Biblioteca Municipal de Penápolis, participa de uma formação específica para implementar o projeto na cidade. Essa capacitação tem ocorrido através de oficinas para orientadores de leitura promovida pela Fundação Volkswagen e o Cenpec (Centro de Pesquisas e Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária), instituições idealizadoras desta iniciativa. O principal foco do projeto é o apoio a secretarias de educação e de cultura e organizações da sociedade civil na formação de educadores, bibliotecários, agentes sociais e voluntários da comunidade como orientadores de leitura. Para tanto ele capacita e fornece material de apoio, além de acompanhamento das ações nas escolas e outros espaços da comunidade.

O Serviço de Creches da Prefeitura convidou ADIs de outras entidades da cidade para participarem das reuniões de capacitação do projeto, e vem contando com a participação de representantes da Casa Anjo da Guarda, Lactário Dília Ribeiro, Creche Escola Auta de Souza e Creche Nely Jorge Colnaghi. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade