Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/01/2010

Adiado para 2011 prazo para averbação da Reserva Legal

Os produtores rurais ganham mais um tempo na corrida para a averbação da área de Reserva Legal. O novo prazo figura para 11 de junho de 2011, conforme Decreto nº. 7.029/09, que institui o “Programa Mais Ambiente”. Porém, resta outro compromisso neste intervalo.
Contando desde a publicação do decreto, em 10 de dezembro de 2009, ou quando notificados, o proprietário rural tem 180 dias para apresentar Termo de Compromisso de regularização da Reserva Legal. Em consequência dispõe de mais 120 dias para a averbação.
Reserva Legal é a área dentro da propriedade, sem contar a de preservação permanente, “necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e reabilitação dos processos ecológicos, da biodiversidade e ao abrigo e proteção da fauna e flora.” Ela deve corresponder a 20%, no mínimo, da área total de toda a propriedade.
O “Programa Mais Ambiente”, instituído pelo decreto, trata de um programa federal de apoio à regularização ambiental de imóveis rurais. Por isso o Termo de Compromisso citado acima, em que o proprietário se compromete em recuperar, recompor ou manter suas áreas de preservação ambiental.
O proprietário que aderir ao programa terá isenção, inclusive, das multas já aplicadas, exceto em processos administrativos em julgamento. O decreto cria também o CAR (Cadastro Ambiental Rural), com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais.
Mesmo com o anúncio do adiamento do prazo e das multas, a Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) diz que as medidas não agradam todas as expectativas dos produtores. Afirma ainda ser imprescindível a criação de um Código Ambiental Estadual.  (Assessoria de Imprensa/SIRP)
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade