Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/08/2007

Adestramento: Penapolense participa do Campeonato Latino Americano

Detalhes Notícia

Penápolis será representada no Campeonato Latino Americano de Adestramento de Cães, que será realizado no Brasil no mês de novembro, ainda sem data e local definidos. O penapolense Arnaldo Aguiar dos Reis, que dedica-se ao adestramento de cães desde o ano 2000, conquistou a vaga para o campeonato no último fim de semana, em disputa realizada em Juiz de Fora/MG, onde conquistou a segunda colocação na categoria CTA (Cão de Trabalho Adestrado) do circuito nacional.
“Apenas os dois melhores colocados foram classificados para o evento, além do campeão brasileiro, definido em prova que teve peso 2, também em Juiz de Fora”, explicou Arnaldo, “A competição contará com disputas em quatro categorias, sendo três inscritos para cada uma delas”, explicou Arnaldo. A categoria CTA envolve treinamento de obediência e proteção, e as demais – CT1, CT2 e CT3 - incluem treinamento do faro do animal.
Ele revelou ainda que os outros dois integrantes da categoria CTA também representarão a região, sendo um deles de Birigui e o outro de Osvaldo Cruz.
Nos últimos meses, o penapolense, que é o único na cidade a participar deste tipo de competição e tem a aprovação da SBCAP (Sociedade Brasileira Cães Pastores Alemães), participou ainda de disputas em São José dos Campos e Avaré.

Cão
Arnaldo disputa as provas com a cadela Cuba, da raça pastor alemão, que tem três anos de idade. Segundo ele, não existe uma preparação especial no período que antecede as provas. “O tratamento e o treinamento são constantes. Aliás, é importante que o animal tenha uma disciplina, para não estranhar nenhuma modificação, o que pode prejudicar seu desempenho”, explicou.
Além da classificação, o penapolense foi presenteado com um filhote de pastor alemão avaliado em R$ 2 mil. A fêmea, que recebeu o nome de Waly, é de linhagem importada, sendo o pai belga e a mãe alemã. O prêmio foi oferecido pelo diretor de Adestramento da SBCPA (Sociedade Brasileira de Cães Pastores Alemães), Silvio Guimarães, criador e proprietário do Canil Ciribai, de São José dos Campos.
“Foi uma forma de valorizar o resultado de nosso trabalho, colocar um cão sob o nosso treinamento”, comemorou Arnaldo, “Certamente foi um grande presente”, acrescentou. O treinamento com a cadela Waly, que tem apenas 60 dias de vida, deve começar nos próximos dias. “São necessários cerca de três anos de trabalho para que os resultados comecem a ser mostrados em competição”, comentou. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade